Dia do Administrador

Foto de capa: Freepik

Por Juan Victor Moraes

No dia 9 de setembro, é comemorado o dia do Administrador. A data foi escolhida em homenagem à assinatura da Lei nº 4.769, de 9 de setembro de 1965, responsável pela regulamentação da profissão. 

Para se tornar um administrador, é necessário concluir um ensino superior ou curso técnico de Administração. A faculdade tem duração média de quatro anos e proporciona uma formação e visão ampliada da profissão. Já o curso técnico, dura em torno de dois anos, e capacita o aluno para executar o trabalho através de uma metodologia clara e eficiente.

A coordenadora Flávia Maranho, Doutora em Administração pela COPPEAD – UFRJ, Mestre pela UFPR e graduada em Administração pela FAE, relatou quais são as qualidades necessárias para se tornar um administrador e quais são os recursos oferecidos pela FACHA nesse processo.

“Primeiramente, o estudante precisa conhecer os seus pontos fortes e fracos. Ele deve aprender a gerenciar sempre olhando para o desenvolvimento de competências e o que a carreira de Administração vai exigir dele. É legal que esteja conectado com o ambiente acadêmico e com o mercado, o mesmo que vai aguardar esse estudante quando ele se formar. É importante que desenvolva a visão do todo, mas também não perca de vista quais as áreas o chamam mais atenção. É essencial destacar que a Facha fez a mudança de abordagem pedagógica buscando a aprendizagem baseada em projetos para nos ajudar a desenvolver competências. O estudante de Administração da Facha vai ser estimulado a desenvolver esses aspectos o tempo inteiro. Então, foi um caminho efetivo que a Instituição encontrou para desenvolver competências nos nossos estudantes, já que o mercado de trabalho está exigindo desses profissionais que estão se formando em administração.”

O curso incentiva a discussão sobre o papel do administrador diante dos novos modelos de negócio e demonstra como a nova matriz curricular é construída a partir das competências da profissão, equilibrando teoria e prática. Durante as aulas, os estudantes aprendem sobre planejamentos estratégicos para o aumento da competitividade e eficiência diante dos desafios da sociedade.

A Doutora Flávia deu o seguinte conselho aos calouros do curso de Administração da Facha: “Algumas dicas que eu entendo que sejam importantes para alunos do primeiro período de Administração, em primeiro lugar, é enxergar que ele está diante da maior oportunidade da vida dele. O curso não pode ser encarado apenas como uma obrigação. É a oportunidade dele se construir. Desde o primeiro dia de aula ele tá conectado com aquilo que está fazendo e preparando o futuro dele. Em segundo lugar, é legal encontrar pessoas para se inspirar, é muito bacana quando a gente tem referência de professores, família, amigos ou pessoas públicas que se destacam dentro de suas profissões. Isso pode ajudar muito ao longo da faculdade, a seguir sempre firme no propósito que estabeleceu quando fez a escolha do curso.”

Ao finalizar o curso, o aluno possuirá competências conceituais, técnicas e humanas sobre todas as áreas de uma organização e uma visão global sobre o seu funcionamento. 

O profissional é encarregado por gerenciar uma organização ou empresa, seja ela do âmbito público ou privado. Ele deve projetar as metas e objetivos a serem almejados, o planejamento, a liderança e o controle das ações são pilares essenciais para o sucesso do projeto. 

Além de coordenar as ações necessárias e gerenciar os resultados das atividades,  o trabalho do administrador se baseia na busca de estratégias para o aumento dos lucros e do desempenho da empresa e na redução de custos e desperdícios. O mercado de trabalho possibilita um leque de opções e a profissão pode ser exercida em diferentes campos de atuação. As principais áreas com demanda do profissional de Administração são Marketing, Hospitalar, Financeiro, Produção e Terceiro Setor.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s