A origem dos jeans rasgados

Por Felipe Pacheco

O tecido apareceu em 1792 na França, nesta época, ainda chamado de tecido de Nimes, posteriormente abreviado para denim era tingido de marrom e usado na confecção de roupas para trabalho no campo. Em 1837, o visionário alemão Levi Strauss importou o material para uso na corrida do ouro na Califórnia, então adaptando o material para uma versão mais leve e confortável, sem perder a durabilidade.

 Durante os séculos XVIII e XIX o design foi sendo aperfeiçoado, e a cor azul índigo só foi ser utilizada na década de 1890 e os bolsos traseiros apenas adicionados na década de 1910. Esta peça conquistou o público na década de 1930, quando se tornou parte dos filmes de cowboys no cinema estadunidense.

A calça jeans espalhou “como fogo” por ser uma peça acessível, confortável e estilosa.  Foi uma das poucas peças a surgir do povo para então ir às mãos dos estilistas. Conhecida como uma peça democrática, é vestida tanto por celebridades como seus fãs.

Já a calça jeans rasgada, ou destroyed, foi popularizada por uma série de bandas, em especial do cenário grunge que, formadas por pessoas de origem pobre, utilizavam calças jeans velhas e camisetas simples ou camisas de flanela e tênis “surrado”, seus fãs adotaram esta nova estética que foi se espalhando.

O interessante é que as calças jeans destroyed surgiram como calças naturalmente rasgadas pelo uso, por pessoas que não tinham condições de comprar novas com frequência, foram copiadas por pessoas que adaptavam suas próprias calças para esta estética e foram adotadas pelas grandes marcas de roupas.

Tornaram-se um símbolo de rebeldia entre os jovens que buscavam um estilo próprio, fugindo das regras preestabelecidas até o momento, conquistou a todos com seu estilo mais informal e único, uma vez que se diferenciam muito umas das outras com seus rasgos.

Hoje, as calças jeans destroyed vivem em um estado cíclico, estão sempre voltando à moda e é um estilo perfeito pois podemos apenas tirar uma calça jeans do armário e personalizá-la. E você, o que acha deste estilo? Já personalizou sua própria calça destroyed?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s