Foto de capa: Site copa do mundo de beach tennis/TVNsports.
Por Lucas Furtado Isaias
O Brasil venceu a Venezuela nas três partidas da segunda rodada da fase de grupos da Copa do Mundo de Beach Tennis 2021 e conseguiu a classificação antecipada para as quartas de final, já que havia vencido, em 5 de outubro, a equipe do México em todas partidas do confronto. Os três jogos contaram com embates que tiveram emoção e desempenhos marcantes da equipe comandada por Alex Mingozzi que conseguiu vencer em sets diretos no duelo de duplas femininas, virar as partidas nos confrontos de duplistas masculinos e mistos no set tie-break.
Nas duplas femininas, Joana Cortez e Rafa Miller derrotaram Lady Correa e Patrícia Diaz por 6/4 e 6/2 em 1h03 de partida. O primeiro set foi bastante disputado com diversos saques quebrados dos dois lados. As brasileiras chegaram a ficar em desvantagem de 2/4, mas conseguiram reagir e dominar o jogo, virando o placar do set inicial e dominando o segundo.
André Baran e Vinicius Front tiveram dificuldades para vencer Carlos Vignon e Ramon Guedez nas duplas masculinas. Perderam o primeiro set por 6/4, mas conseguiram reagir vencendo, com tranquilidade, o segundo por 6/1 e o tie-break, com muita disputa, por 10/7 conquistando a vitória através de um erro não-forçado da dupla venezuelana. O duelo teve 1h13 de duração e foi repleto de emoção para as 450 pessoas presentes no posto 2 de Copacabana.
O Brasil começou também em desvantagem no duelo de duplas mistas perdendo por 6/3 para Patrícia Diaz e Eduardo Garay no primeiro set que foi bastante disputado, mas Rafa Miller e André Baran dominaram o jogo a partir do segundo e garantiram a terceira vitória do dia, de maneira soberana, com 6/0 e 10/2 em 46min de partida.
A equipe brasileira enfrenta a Alemanha, na quinta, 07 de outubro, para decidir quem ficará com a liderança, já que a equipe alemã também venceu por 3 a 0 os confrontos contra Venezuela e México. A série de três partidas começa às 18h.
A Copa do Mundo de Beach Tennis começou em 05 de outubro e se estende até o dia 10 na cidade do Rio de Janeiro, que pela primeira vez recebe o maior torneio do circuito da modalidade. O evento está sendo realizado numa arena montada no Posto 2 de Copacabana e conta com presença de público limitada a 50% da capacidade do local, ou seja, 450 espectadores.
Esta edição é histórica para o esporte no país também pela visibilidade, já que é a primeira vez que o esporte tem um evento transmitido na televisão brasileira com o SporTV3 transmitindo os confrontos do Brasil no torneio profissional. A plataforma de streaming voltada a transmissões de eventos esportivos, TV NSports, também transmite os duelos do país no campeonato juvenil que acontece, paralelamente, ao profissional.