Com virada no fim de jogo, Brasil vence a Venezuela e mantém os 100% nas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2022  

Foto de Capa: Lucas Figueiredo/CBF

Por Lucas Furtado Isaias  

Com dois gols nos minutos finais da partida, o Brasil conseguiu manter os 100% de aproveitamento nas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa e venceu a Venezuela por 3 a 1. A equipe comandada por Tite ficou boa parte do tempo atrás do placar graças a um gol de Ramírez aos 10min de partida. Depois de uma atuação que não agradou a torcida brasileira na primeira etapa, o técnico fez mudanças no intervalo e, durante o segundo tempo, e contando com bons desempenhos de Raphinha e Anthony, a seleção reverteu a desvantagem. Com os resultados da rodada, o Brasil se mantém na liderança, pelo menos, até a realização da 13ª rodada em 11 de novembro, já que agora tem oito pontos de diferença para a segunda colocada, a Argentina.  

A primeira etapa foi de domínio da Venezuela, que precisava de uma vitória para tentar sair da última colocação e, mesmo tendo menos domínio de bola, conseguia finalizar e atacar mais. Aos 10min, com cruzamento de Soteldo, Eric Ramírez, aproveitando a área livre com escorregão de Marquinhos e Fabiano, chutou para o gol e abriu o placar para a festa da torcida presente no Estádio Olímpico da UCV, que se animou com gol e passou a apoiar ainda mais o time durante o jogo. Foram poucas finalizações do Brasil no primeiro tempo, mesmo ficando atrás no placar. A mais perigosa foi aos 21min com Everton Ribeiro, que tentou dar um passe para Gabriel, mas a bola bateu no travessão.  

No intervalo, Tite começou a fazer mudanças no time. Raphinha entrou no lugar de Everton Ribeiro e já começou recebendo passe de Gérson e colocando a bola na área, mas Ferraresi conseguiu tirar. Este foi o primeiro de vários lances que o meio-campista conseguiu criar com perigo na defesa venezuelana. E foi na bola parada que o Brasil, aos 11min, fez um gol, mas foi anulado pela arbitragem. Guilherme Arana cobrou, e Thiago Silva acertou na rede, mas estava em posição irregular, e o árbitro assistente logo assinalou o impedimento. Ali surgia a grande especialidade do Brasil na etapa, e, aos 25min, Raphinha cobrou escanteio, e Marquinhos marcou de cabeça para empatar a partida.  

Após o empate, a equipe venezuelana fez duas substituições colocando em campo Moreno e Córdova, e o Brasil retribuiu com Emerson e Antony. A equipe brasileira já vinha crescendo no jogo, mesmo com as dificuldades de criação que a defesa adversária criava. Aos 36min, Vini Jr. chegou na grande área e chutou para o gol, mas foi defendido por Graterol. Gabriel pegou o rebote, mas foi derrubado pelo goleiro venezuelano. Na mesma hora, foi marcado pênalti, que foi também confirmado pelo VAR. O atacante não desperdiçou a cobrança, e o Brasil virou o jogo.  

Apesar de a Venezuela não criar tanto como foi na primeira etapa, aos 45min construiu o lance mais perigoso com Soteldo chutando para o gol, mas a bola foi para fora. Com 50min de período, Emerson passou a bola para Raphinha, que, sob medida, entregou para Antony dentro da área e de cara para o gol para marcar o terceiro do Brasil, em uma reação construída durante um tempo de uma partida em que a seleção não fez o melhor jogo. Mas acabou dando mais um passo para sacramentar sua vaga para a próxima Copa do Mundo, no Catar, que será realizada de 21 de novembro a 17 de dezembro de 2022.  

Anthony comemorando o terceiro gol do Brasil na vitória sobre a Venezuela – Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Ficha técnica  

Venezuela: Graterol, Hernández, Meijas (Chancellor), Ferraresi e Oscar González; Rincón (Moreno), José Martínez (Edson Castillo), Soteldo e Machís (Córdova); Peñaranda (Bello) e Eric Ramírez. Técnico: Leonardo González. 

Brasil: Alisson, Danilo (Emerson), Marquinhos, Thiago Silva e Guilherme Arana (Alex Sandro); Fabinho, Gerson, Everton Ribeiro (Raphinha) e Lucas Paquetá (Vini Jr.); Gabriel Jesus (Antony) e Gabriel. Técnico: Tite. 

Arbitragem: Árbitro: Kevin Ortega (Peru), Auxiliares: Michael Orue (Peru) e Jesus Sanchez (Peru), Quarto Árbitro: José Mendez (Paraguai) e VAR: Eber Aquino (Paraguai). 

Gols: Eric Ramírez (Venezuela – 10min/1°T), Marquinhos (Brasil – 25min/2°T), Gabriel (Brasil – 39min/2°T) e Antony (Brasil – 50min/2°T). 

Cartão Amarelo: Marquinhos (Brasil); Bello e Hernández (Venezuela). 

Outros resultados da 11ª rodada  

Paraguai 0 X 0 Argentina 

Uruguai 0 X 0 Colômbia 

Equador 3 X 0 Bolívia 

Peru 2 X 0 Chile  

Classificação geral  

° País P J V E D GP GC SG 
1 Brasil  27 9 9 0 0 22 3 19 
2 Argentina 19 9 5 4 0 15 6 9 
3 Equador 16 10 5 1 4 19 11 8 
4 Uruguai  16 10 4 4 2 13 10 3 
5 Colômbia 14 10 3 5 2 16 16 0 
6 Paraguai 12 10 2 6 2 9 11 -2 
7 Peru 11 10 3 2 5 10 17 -7 
8 Chile 7 10 1 4 5 9 14 -5 
9 Bolívia 6 10 1 3 6 12 25 -13 
10 Venezuela  4 10 1 1 8 6 18 -12 

P – Pontos, J – Jogos, V – Vitórias, E – Empates, D – Derrotas, GP – Gols Pró, GC – Gols Contra e SG – Saldo de Gols 

OBS 1: o jogo Brasil X Argentina pela 6ª rodada está suspenso até decisão da FIFA devido à interrupção da partida por problemas com os protocolos sanitários.  

OBS 2: os jogos da 5ª rodada, que deveriam ter acontecido em março, foram adiados em razão do agravamento da pandemia do coronavírus na América do Sul e acontecerão em 10 de outubro. Os jogos da 6ª rodada que também foram postergados, com exceção de Brasil X Argentina, foram realizados em 5 de setembro.  

Próxima rodada – 5ª Rodada (horário de Brasília) 

10 de Outubro   

17h – Hernando Siles (La Paz) – Bolívia X Peru  

17h30 – Olímpico de La UCV (Caracas) – Venezuela X Equador  

18h – Metropolitano Roberto Meléndez (Barranquilla) – Colômbia X Brasil  

20h30 – Monumental de Nuñez (Buenos Aires) – Argentina X Uruguai  

21h – San Carlos de Apoquindo (Santiago) – Chile X Paraguai 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s