Dia do nordestino: conheça a história e a gastronomia da região

A região com o maior número de estados do Brasil, também é dona de uma das culinárias mais famosas do país, mostrando a sua grande diversidade cultural

Capa: Pixabay

Por: Alice Matos  

O dia 8 de outubro é a data escolhida para celebrar os nordestinos, em homenagem ao centenário de nascimento do poeta, cantor e compositor cearense Antônio Gonçalves da Silva, conhecido em todo o país como Patativa do Assaré. Essa data foi oficializada em 2009, na cidade de São Paulo, onde há grande concentração de pessoas advindas do nordeste brasileiro.  

A cultura nordestina enriquece o Brasil com a sua diversidade, literatura e gastronomia, por isso, listamos algumas receitas típicas do Nordeste para você se inspirar nesse dia que celebra a memória e a resistência dessa população.  

Bolo de rolo  

Foto: Revista Menu

Doce típico de Pernambuco, sua origem está na adaptação do bolo português “colchão de noiva”. Ao chegarem ao Brasil, os portugueses passaram a trocar o recheio de amêndoas pela goiaba, fruta abundante na Zona da Mata, pelo fato de o bolo ficar parecido com um rolo, deu-se origem ao seu nome. Pela Lei 13.436 de 2008, a sobremesa foi reconhecida como patrimônio imaterial de Pernambuco.  

Baião de dois 

O baião de dois é um prato autêntico do estado do Ceará. O termo baião, que deu origem ao nome do prato cearense, provém de uma dança típica do Nordeste, por sua vez derivada de uma forma de lundu, chamada “baiano“. 

O prato é uma mistura do arroz e do feijão, alimentos queridinhos dos brasileiros, além disso, é comum adicionar queijo coalho.  

Foto: Divulgação 

Vatapá 

Um ícone na culinária baiana, um cozido de peixe ou galinha, é um dos mais famosos pratos afro-brasileiros. Alguns pesquisadores afirmam que o vatapá é influência da culinária africana trazida pelos africanos escravizados nos navios negreiros, a partir do século XVI. A base da receita é a espessa papa de arroz ou de farinha de mandioca, camarões e peixes, que são acrescentados ao preparo. 

Foto: Divulgação 

O Nordeste é composto por 9 estados e cada um deles tem seu “jeitinho” de expressar sua cultura e culinária. Conta para a gente se você já provou alguma dessas comidas nordestinas! Aproveite o dia do nordestino para preparar alguma dessas delícias!  

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s