Radiodocumentário BBB em alta 

Um grupo de alunos do curso de jornalismo da Facha produziu na disciplina Redação e Edição em Rádio, ministrada no primeiro semestre de 2021 pelo professor Jefferson Chagas, um radiodocumentário que aborda o programa Big Brother Brasil como fenômeno na internet.

A aluna Tamyres Vieira contou que acompanhou a edição 21 do reality da Globo e explicou o motivo da escolha do tema do trabalho: “Como o assunto do momento era o BBB21, a gente resolveu aproveitar essa alta e falar sobre o que todo mundo estava falando, e aí saiu esse radiodocumentário que ficou bem legal”. Tamyres disse também que “o roteiro foi feito em conjunto e os integrantes do grupo pesquisaram e resgataram alguns momentos marcantes das últimas edições do BBB”.

Os professores da Facha Luiz André Ferreira e Márcio Gonçalves foram entrevistados pelos alunos para contextualizar o fenômeno da narrativa transmídia e a contaminação de mídia que o programa tem gerado especialmente nessa última edição.

Durante as aulas, os alunos treinaram locução e tiveram a oportunidade de aprender a editar áudio em um software livre. “Passei orientações básicas sobre o programa Audacity, e indiquei um tutorial. Mas os alunos poderiam usar outros programas de edição que tivessem mais familiaridade. Tivemos uma aula em que abordamos a locução e também foram feitos exercícios de leitura de notícias”, disse o professor Jefferson.

O áudio foi editado por Gabriel Soares, a locução é de Luiz Guilherme Gontijo. A produção do radiodocumentário contou também com a participação dos alunos Guilherme Garcia, Lara Reis e Rafaela Machado.

A próxima edição do Big Brother Brasil estreia dia 17 de janeiro de 2022 com Tadeu Schmidt no lugar de Tiago Leifert.

Ouça aqui o radiodocumentário:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s