Bernard Tavares vence eleição suplementar e é o novo prefeito de Carapebus

Foto de Capa: Edilson Rodrigues/Agência Brasil (07/10/2018)

Por Lucas Furtado Isaias

Bernard Tavares (Republicanos) é o novo prefeito de Carapebus após a vitória na eleição suplementar, realizada em 7 de novembro de 2021 com 53,14% (5.293 votos). Ele venceu com uma diferença de 673 votos para o candidato Dandinho (Avante) que obteve 46,39% (4.620 votos). O candidato Edward Araújo (PMB) ficou em terceiro com 0,47% (47 votos).  

A eleição aconteceu porque a candidata mais votada do pleito em 2020, Christiane Cordeiro (Progressistas), que disputava a reeleição, teve sua candidatura indeferida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) porque as contas da prefeitura relativas ao ano de 2017 foram rejeitadas pela Câmara Municipal da cidade por improbidade administrativa, o que a tornava inelegível.  

A candidatura recorreu da decisão e Christiane foi diplomada e empossada para o segundo mandato com base em uma liminar do ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Mauro Campbell, que entendeu que a candidatura não estava sub judice por conta de uma liminar da Vara da Fazenda Pública do Rio de Janeiro que suspendia a decisão da Câmara. No entanto, em 19 de dezembro de 2020, um dia depois da decisão do ministro, a liminar da Vara foi derrubada pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) que também apontou indícios de má fé e tentativa de fraude processual. Em 03 de agosto de 2021, o TSE negou o recurso da candidatura e ela teve o mandato cassado, além de solicitar à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e ao TJ-RJ que investiguem os indícios.  

Na sessão que cassou o mandato, o advogado da ex-prefeita, Carlos Brickmann, afirmou que a Câmara apenas referendou o pedido do Tribunal de Contas em rejeitar as contas da prefeita, sem fazer acréscimos ou indiciamentos e que ela fez todos os esforços para afastar todas as supostas irregularidades nas contas e que não houve dolo. A defesa também argumentou para havia jurisprudência para invalidar a decisão que derrubou a liminar da Vara Pública por ter sido feita em plantão judiciário e que não há o que se falar em fraude processual.  

Em postagem nas redes sociais, o prefeito eleito agradeceu aos eleitores pela vitória e afirmou que o “amor venceu” no pleito e que ele trabalhará sem parar nos três anos e um mês de mandato.  

Resultado  

° Candidato % Votos 
01 Bernard Tavares (Republicanos) 53,14% 5.293 
02 Dandinho (Avante)  46,39% 4.620  
03 Edward Araújo (PMB) 0,47% 47 
Dados: Tribunal Superior Eleitoral (TSE)
Branco: 0,93% (96 votos) Nulo: 2,03% (208 votos) 
Comparecimento: 81,33% (10.264 presentes) Abstenção: 18,67% (2.356 ausentes) 
Dados: Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s