Live aborda transformações no branding e no crescimento de marcas

Foto de capa: Reprodução

Por Lucas Furtado Isaias

Em 09 de novembro de 2021, a FACHA realizou mais uma live do curso de pós-graduação em Branding + Consumo. Nesta edição, o coordenador do curso conversou com a gerente nacional de vendas na divisão de luxo da L’Oréal Brasil e professora do curso, Bruna Carvalho, que falou sobre aceleração e expansão de marcas e mercados neste novo momento com o avanço da vacinação e a diminuição das restrições causadas pela pandemia do coronavírus, mas com mudanças nas formas de consumo e estratégias para atrair o consumidor.  

Bruna comentou que o departamento de luxo da companhia sofreu uma transformação com a pandemia e teve que “dar um passo atrás” devido às mudanças dos perfis de consumo dos clientes no período e às incertezas que o período ainda traz. A aposta no comércio virtual foi acelerada com as lojas físicas fechadas: “Eu até brinco que tivemos a evolução de dez anos de e-commerce em um porque todo mundo precisou se reinventar enquanto o varejo não ia voltar físico na velocidade que precisamos e, principalmente, na grandiosidade de números de vendas que ele representa”, comentou.  

Foram três a quatro meses de lojas fechadas e segundo a gerente a partir da campanha de Dias dos Pais, em agosto de 2020, a marca percebeu que aos poucos os clientes voltaram a consumir no varejo físico e os investimentos foram equilibrados para reter a clientela.  

Mesmo com a retomada das atividades e do consumo presencial e a diminuição das restrições, o comércio virtual consolidou o seu espaço e ela comentou sobre a transformação do perfil de consumo do público no nicho que se acostumou a comprar também no digital. A professora comentou a importância de investir em diversos meios de maneira integrada (omnichannel) para atender os anseios do consumidor: “O novo normal inclui uma estratégia forte de omnichannel onde a gente precisa claro fortalecer o nosso varejo, mas muito também desenvolver o nosso e-commerce para falar com o consumidor em qualquer ponto de contato que ele queira”, analisou.  

Em meio a toda essa revolução digital e social que o mundo vive com maior competitividade e maior engajamento por causas sociais, a construção de marcas (branding) também sofreu mudanças. Bruna acredita que essa transformação trará mais complexidade para a entrega de um produto que atenda aos anseios dos consumidores e que é preciso ir além do produto na criação do branding: “Agora a concorrência vai ficar mais complexa e intensa. É importante você entregar um mix muito melhor, então você tem que entregar um produto de alta qualidade, com preço atraente, que supra a necessidade real da consumidora e que tenha um propósito que combine com o que a pessoa está consumindo”, afirmou a professora.  

Os consumidores estão cada vez mais criteriosos e buscam cada vez mais por produtos que tenham valores mais próximos que os seus, segundo a professora, serão cada vez mais intensos no futuro e já estão consolidados no mercado. Bruna comentou que as empresas, precisam estar preparadas para mostrar o que elas são além do produto e/ou dos serviços, o que elas são em propósito, mas mantendo o diferencial de entrega e de consumo.  

Outros assuntos como o futuro do varejo físico e desafios para a implementação do omnichannel também foram abordados na transmissão que é uma prévia do curso de pós-graduação que terá início em 27 de novembro com uma aula inaugural virtual, e a partir de 15 de janeiro o curso começa em definitivo com duração de 18 meses. A partir de 2022, as aulas serão presenciais na FACHA. O curso custa 26 parcelas de R$783, além de uma taxa de inscrição de R$350. Alunos e ex-alunos da FACHA têm desconto de 30% em todas as parcelas. As inscrições podem ser feitas na página da pós no site da FACHA

Você pode assistir à live na íntegra aqui 

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