A ação social que transforma: FACHA Lives e NAC falam sobre os projetos em comunidades cariocas

Foto de Capa: Reprodução

Por Lucas Furtado Isaias  

Os projetos sociais que transformam a vida dos moradores de comunidades cariocas foram o foco do FACHA Lives associado ao Núcleo Artístico Cultural (NAC). Participaram da transmissão, que teve 2h de duração com muito diálogo entre os participantes, Djamila Dias, coordenadora de mídias e comunicação do Centro Cultural Nilton Gomes Pereira (“Diquinho”), Thiago Ferreira, coordenador e designer do Projeto Favela Tênis e Cultura e Nito Fernandes, presidente da ONG Talentos do Morro. A mediação foi de Bruna Bianchin, apresentadora das lives do NAC e que se tornou a primeira estudante a apresentar uma edição do FACHA Lives.  

Na transmissão, os participantes falaram de seus projetos e até iniciaram conversas sobre parcerias em prol de transformar vidas e dar oportunidades aos moradores de regiões que são ignorados ou pouco lembrados pelo poder público. Os projetos também tem a missão de reduzir a desigualdade de oportunidades e de serviços que é muito grande em comparação a outras regiões do Rio de Janeiro.  

A ONG Talentos do Morro foi criada em agosto do ano passado e tem como missão a inserção de jovens na música oferecendo aulas de canto e instrumentos. São mais de 850 inscritos e o projeto tem 10 professores. Boa parte dos instrumentos usados no projeto vieram de doações.  

O Centro Cultural Nilton Gomes Pereira, o Diquinho, surgiu em 2020 em homenagem ao ex-presidente da Associação de Moradores da região que faleceu no ano passado, vítima da Covid-19. A instituição é uma ampliação do trabalho que já era feito com o pré-vestibular dando oportunidade aos moradores a conseguirem se preparar para o ENEM e para conseguir uma oportunidade de fazer uma graduação. O Centro conta com atividades culturais como a Roda Cultural que ocorre às terças e tem cerca de 50 adolescentes do Alemão participando, e também aulas de teatro.  

O Projeto Favela Tênis e Cultura nasceu em fevereiro de 2021 e surgiu da ideia de usar o esporte como instrumento de motivação aos alunos. O projeto vem crescendo, segundo o coordenador, e agora oferece atividades culturais e também apoio psicológico para os alunos.  

Na transmissão, os idealizadores falaram dos desafios e das histórias dos projetos e as histórias de transformação da vida de participantes, trazendo motivação, oportunidades e podendo criar e alimentar novos sonhos.  

Você pode assistir a live aqui: 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s