Cheias de goleadas e com favoritas classificadas, últimas rodadas das Eliminatórias Europeias são marcadas por muita emoção, com Portugal e Itália na repescagem  

Foto de capa: Reprodução/FIFA

Por Sandro Maia 

Terminou terça-feira (16/11) a última rodada das Eliminatórias Europeias para a Copa do Mundo de 2022, no Catar. Dez seleções já estão classificadas diretamente, agora falta ainda a repescagem para serem decididas as vagas para as últimas seleções do continente europeu, com mais doze seleções na disputa: Portugal, Suécia, Itália, Ucrânia, País de Gales, Escócia, Turquia, Rússia, Polônia, Macedônia do Norte, Áustria e República Tcheca. 

As nona e décima rodadas, penúltima e última respectivamente, foram marcadas por várias goleadas, com destaque para a França, que goleou o Cazaquistão por 8 a 0, com direito a quatro gols de Mbappé. A Alemanha, que estava classificada, também goleou Liechtenstein por 9 a 0. Já a Inglaterra massacrou San Marino por 10 a 0, com quatro gols de Harry Kane. 

Pela nona rodada, Itália e Suíça se enfrentaram no Estádio Olímpico, em Roma. Bastante desfalcada, a Azzurra viu os suíços abrirem o placar. Aos dez minutos, Okafor fez bela jogada e tocou para Widmer, o lateral-direito mandou uma pancada na entrada da área, no ângulo de Donnarumma. Aos 14, Okafor fez outra grande jogada e arriscou um chute também da entrada da área, no canto esquerdo, mas a bola foi para fora. Aos 21, Emerson fez um grande lance pelo lado direito e tocou para Jorginho, que chutou no jogador suíço, a bola sobrou no rebote para Barella, que finalizou para o gol, porém Sommer fez grande defesa. 

Aos 35 minutos, o lateral-direito Di Lorenzo, da Itália, empatou de cabeça em uma jogada ensaiada, depois de uma cobrança de falta para a área e uma saída errada do goleiro Sommer. Aos 41 do segundo tempo, Garcia empurrou Berardi na área, o juiz não marcou nada, e o lance foi para revisão do VAR, que confirmou o pênalti. A Itália poderia ter ficado muito perto da vaga para a Copa, mas Jorginho desperdiçou a cobrança, isolando a bola para fora.  

Jorginho isola a bola em cobrança de pênalti – Foto: Reuters 

Pela décima rodada, Portugal recebeu a Sérvia em Lisboa, no Estádio da Luz. As duas seleções fizeram um grande jogo no tempo inicial. O primeiro gol saiu com só um minuto de jogo, em um vacilo da defesa do time sérvio, Bernardo Silva desarmou Gudelj e rolou para Renato Sanches finalizar, abrindo o placar. Aos 11 minutos, uma bola chutada por Vlahovic bateu na trave, voltou para ele chutar, mas mandou para fora, pela linha de fundo. Depois de várias chances, aos 32 minutos, em uma jogada pela esquerda, a Sérvia empatou o jogo com Tadic: após um chute da meia-lua, a bola bateu em Rui Patrício e entrou. 

Os sérvios continuaram pressionado e oferecendo perigo ao gol português. Um pouco antes do final do primeiro tempo, Vlahovic marcou, mas o juiz, corretamente, anulou o gol por impedimento. No segundo tempo, Portugal se fechou, e a Sérvia teve dificuldades para chegar no gol. Aos 44 minutos, Tadic, em grande jogada, fez um lançamento na área, e Mitrovic acertou uma cabeçada para a Sérvia virar o jogo e garantir a classificação para a Copa de 2022. Apagado em campo, Cristiano Ronaldo não fez uma boa partida. A seleção portuguesa vai disputar a repescagem. 

Cristiano Ronaldo em ação contra a Sérvia: craque tem atuação apagada – Foto: Reuters 

Confira todos os resultados: 

9ª rodada: 

Azerbaijão 1 x 3 Luxemburgo 

Armênia 0 x 5 Macedônia do Norte 

Rússia 6 x 0 Chipre 

Geórgia 2 x 0 Suécia 

Eslováquia 2 x 2 Eslovênia 

Romênia 0 x 0 Islândia 

Alemanha 9 x 0 Liechtenstein 

Malta 1 x 7 Croácia 

Grécia 0 x 1 Espanha 

Irlanda 0 x 0 Portugal 

Moldávia 0 x 2 Escócia 

Itália 1 x 1 Suíça 

Hungria 4 x 0 San Marino 

Irlanda do Norte 1 x 0 Lituânia 

Áustria 4 x 2 Israel 

Inglaterra 5 x 0 Albânia 

Andorra 1 x 4 Polônia 

Dinamarca 3 x 1 Ilhas Faroé 

Bósnia e Herzegovina 1 x 3 Finlândia 

Noruega 0 x 0 Letônia 

Turquia 6 x 0 Gibraltar 

País de Gales 5 x 1 Bielorrússia 

Bélgica 3 x 1 Estônia 

França 8 x 0 Cazaquistão 

Montenegro 2 x 2 Holanda 

10ª rodada: 

Croácia 1 x 0 Rússia 

Eslovênia 2 x 1 Chipre 

Malta 0 x 6 Eslováquia 

Liechtenstein 0 x 2 Romênia 

Macedônia do Norte 3 x 1 Islândia 

Armênia 1 x 4 Alemanha 

Espanha 1 x 0 Suécia 

Grécia 1 x 1 Kosovo 

Luxemburgo 0 x 3 Irlanda 

Portugal 1 x 2 Sérvia 

Escócia 2 x 0 Dinamarca 

Suíça 4 x 0 Bulgária 

San Marino 0 x 10 Inglaterra 

Irlanda do Norte 0 x 0 Itália 

Israel 3 x 1 Ilhas Faroé 

Áustria 4 x 1 Moldávia 

Albânia 1 x 0 Andorra 

Polônia 1 x 2 Hungria 

Bósnia e Herzegovina 0 x 2 Ucrânia 

País de Gales 1 x 1 Bélgica 

República Tcheca 2 x 0 Estônia 

Gibraltar 1 x 3 Letônia 

Montenegro 1 x 2 Turquia 

Holanda 2 x 0 Noruega 

Finlândia 0 x 2 França 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s