De virada, Brasil goleia Venezuela e briga pelo título do Torneio Internacional de Manaus com o Chile  

Foto de capa: Thais Magalhães/CBF

Por Lucas Furtado Isaias

A Seleção Brasileira conseguiu mais uma vitória no Torneio Internacional de Futebol Feminino com 4 a 1 sobre a Venezuela em um jogo em que a equipe de Pia Sundhage começou sofrendo com o ataque venezuelano e dominou a segunda parte do primeiro tempo, mas viu uma segunda etapa mais equilibrada. Com o resultado, o Brasil consegue liderar nos critérios de desempate com a mesma pontuação do Chile, que derrotou a Índia por 3 a 0 com gols de Maria José “Cote”, Isidora Hernandez e Karen Araya. No dia 1° de dezembro, às 20h locais (21h no horário de Brasília), a Arena da Amazônia recebe o jogo que decide o título, e as brasileiras têm a vantagem do empate para conquistar o torneio. O Brasil foi sete vezes campeão da competição, mas as chilenas conquistaram a última edição, em 2019. 

A Seleção Brasileira começou tentando pressionar a marcação venezuelana para já marcar o primeiro gol, mas a Venezuela abriu com o placar aos 3min de jogo com Villamizar, que driblou Lauren e, sozinha, chutou para o gol. Lorena defendeu espalmando, porém a própria jogadora pegou o rebote e não deu chances para a defesa brasileira impedir a bola de entrar na rede. A Venezuela continuou, nos minutos seguintes, pressionando para ampliar o placar, e, aos 8min, Castellanos chutou de fora da área, mas foi para fora.  

Após sair em desvantagem, a equipe brasileira começou a reagir e não teve dificuldades para conseguir virar o jogo. Aos 19min, Tamires cobrou escanteio, e Kerolin, de cabeça, empatou. E não demorou muito para virada acontecer: aos 24min, Debinha cobrou falta, e Gabi Nunes, na primeira trave, marcou o seu primeiro gol na Seleção. Quinze minutos depois, Adriana tocou de primeira para Kerolin fazer seu segundo gol na partida. Aos 45min, Debinha driblou Cáceres e fez o quarto gol da equipe brasileira, que dominou a reta final da etapa inicial.  

A segunda etapa foi mais equilibrada com a Venezuela atuando mais, criando mais ataques de perigo à defesa brasileira, mas com muitas faltas, tornando o jogo mais parado. O Brasil, aos 10min, quase conseguiu o quinto com Yasmin, porém a bola por muito pouco não entrou na rede. Aos 19min, as venezuelanas por pouco não fizeram o segundo com Daniuska após um belo passe de Castellanos, mas o impedimento já tinha sido marcado. Cinco minutos depois, para delírio da torcida presente em Manaus, Marta entrou em campo. A craque, aos 29min, deu um passe para Giovanna, que acabou chutando para fora. Três minutos depois, Villamizar tentou fazer o seu segundo gol no jogo, contudo mandou para longe das traves. Aos 44min, Marta ficou perto de fazer um gol ao chegar na área e finalizar, só que Cáceres defendeu. Geyse pegou o rebote e chutou, porém a goleira interceptou de novo, e a jogadora do Benfica, mais uma vez, ficou com a bola e conseguiu mandar para a rede, mas a arbitragem já tinha assinalado impedimento.  

Gabi Nunes comemorando o seu primeiro gol na Seleção Brasileira – Foto: Thais Magalhães/CBF

Ficha técnica 

Brasil: Lorena; Bruninha, Tainara, Lauren e Tamires (Yasmin); Ana Vitória (Geyse), Angelina (Ivana Fuso), Kerolin (Júlia Bianchi) e Adriana; Gabi Nunes (Marta) e Debinha (Giovanna). Técnica: Pia Sundhage. 

Venezuela: Cáceres; Gabriela García (Dayana Rodríguez), Cabrera, Giménez e Guarecuco (Speckmaier); O’Neill, Kika Moreno (Gutiérrez), Villamizar e Daniuska (Astudillo); Altuve (Viso) e Castellanos. Técnica: Vincenzo Conti. 

Arbitragem: Árbitra – Charly Wendy Derreti (Brasil) e Assistentes – Fabrini Bevilaqua e Barbara Roberta da Costa (Brasil). 

Gols: Villamizar (Venezuela – 3min/1°T), Kerolin (Brasil – 19min e 39min/1°T), Gabi Nunes (Brasil – 24min/1°T) e Debinha (Brasil – 45min/1°T). 

Cartão amarelo: Lauren (Brasil); Cabrera, Vicenzo Conti, Gabriela Garícia e Daniuska (Venezuela).  

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s