Foto: Reprodução
Por Theo Barbosa
Em mais uma live realizada no YouTube da FACHA, no dia 1º de dezembro de 2021, Flávia Maranho, coordenadora dos cursos de Marketing e Administração na faculdade, recebeu a convidada Roberta Campos, diretora de Insights e Foresights do Descomplica, para um bate papo de 1 hora sobre a jornada do consumidor e seu impacto nas decisões de negócios.
Ao longo da transmissão, Roberta apresentou slides sobre a área de insights, a fim de desenvolver o debate e torná-lo mais dinâmico. Segundo ela, é de extrema importância conhecer o seu consumidor, já que ele é a razão do negócio. Além disso, combater os próprios vieses é muito importante, uma vez que o consumidor brasileiro é muito diverso.
Em seguida, a convidada falou sobre certos métodos que podem ajudar no conhecimento de seus consumidores. Ela também dissertou sobre dois tipos de pesquisa, as exploratórias, que são mais livres e visam um maior entendimento das pessoas, e as de apoio à decisão, onde a resposta é mais específica.
Roberta afirmou que existe uma outra distinção: no qualitativo, que visa explicar de forma profunda os grupos e os indivíduos, conhecendo suas razões e emoções, e no quantitativo, que busca explicar amplamente a sociedade em números, apresentando o “consumidor médio”. “A diferença do qualitativo e do quantitativo é como a diferença de um microscópio para um telescópio, são recortes diferentes de sobrevoo da realidade”, disse Roberta. Portanto, conclui-se que é importante sempre conciliar os dois.
Para Roberta, o investimento nas áreas de insights é essencial, uma vez que fazer pesquisas constantemente mantém você conectado com o consumidor. “A qualidade do meu trabalho estratégico depende da tomada de decisões informadas”, citou a diretora. De acordo com a convidada, as pessoas que trabalham nessa área precisam ter uma cabeça crítica e investigativa, tendo interesse também pelas estatísticas. Ela também comentou que saber programar é imprescindível para ter acesso aos dados.
Assista à live aqui: