Alunos do curso de Marketing desenvolvem pesquisa a partir de demandas de VP da Coca-Cola

Foto: Reprodução

Por Breno Braga 

Em 2021, a Facha completou mais um ciclo fortalecendo o compromisso que tem há 50 anos com a educação: promover um ensino humanista e conectado com o mercado. No dia 17 de dezembro, os alunos do curso de Marketing apresentaram na disciplina Consumer Insights, ministrada pela professora Flavia Freitas, os resultados de um trabalho de pesquisa cujo problema gerencial foi proposto pelo vice-presidente do segmento de bebidas não-carbonatadas da Coca-Cola para a América Latina, Pedro Rios. 

“Eu queria trazer um projeto verdadeiro para os alunos e desafiá-los a gerar consumer insights para auxiliar um gestor na tomada de decisão no mercado de bens e serviços. Então eu pedi ao Pedro que trouxesse essa inspiração, de problemas reais que a Coca-Cola está enfrentando”, disse a professora Flavia. 

Durante o projeto de pesquisa, os alunos estudaram comportamento do consumidor e pesquisa de marketing, e tiveram a oportunidade de experimentar uma situação de trabalho real, contando com a participação do executivo da multinacional na última aula on-line do semestre.  

Pedro explicou que “parte dos desafios” colocados para os alunos já estavam “andando” na empresa, e que “a oportunidade de estar próximo da Academia” ajuda-o a manter a capacidade de aprender e também a confirmar se o caminho seguido pela Coca-Cola está coerente com os resultados obtidos pelos estudantes de Marketing da Facha. 

Dois grupos de alunos analisaram o que está por trás do baixo consumo per capita de bebidas isotônicas no mercado brasileiro em comparação a outros mercados latino-americanos e puderam propor soluções para aumentar o market share dos isotônicos da Coca-Cola em duas classes sociais diferentes. Além disso, outros quatro grupos focaram no crescente mercado de bebidas vegetais, segmentando a análise por gênero e faixa etária. 

O aluno Fellipe de Jesus Machado abriu as apresentações e contou como foi a experiência ao longo do projeto. “Eu me sinto muito mais motivado sabendo que eu estou trabalhando num negócio de verdade. O aprendizado foi muito útil para amadurecer os conceitos, analisar os dados colhidos e fazer um insight objetivo. Foi uma experiência incrível ter a oportunidade de fazer uma apresentação para um cara com a experiência do Pedro. Eu só tenho que agradecer à Flavia, à Facha, porque isso faz a diferença na nossa formação”, disse.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s