Foto de Capa: Tennis Australia
Por Lucas Furtado Isaias
Em uma decisão de altíssimo nível e disputada até o último ponto, a francesa Kristina Mladenovic e o croata Ivan Dodig conquistaram o título de duplas mistas do Australian Open 2022 após vencer a dupla australiana Jaimee Fourlis e Jason Kluber por 2 sets a 0 (6/3 e 6/4) em 1h17min de jogo. Este é o oitavo título de Mladenovic e o sexto de Dodig em slams. A dupla australiana entrou no torneio através de Wild Card, convite do torneio para jogadores que não se classificaram através do ranking e que são destaques, e conseguiu fazer uma campanha histórica animando os torcedores australianos no torneio.
O primeiro set começou com disputas muito equilibradas e as duplas conseguindo confirmar os seus games de serviço. As duas duplas fizeram um jogo bastante disputado com destaque para Mladenovic e Fourlis que dominaram o set fazendo pontos decisivos e importantes. No oitavo game, a francesa e o croata conseguiram quebrar o serviço dos rivais com tranquilidade usando de forehands e com erros não forçados. No game seguinte, a dupla chegou a cometer um erro não-forçado, mas fechou o set.
O equilíbrio e a disputa intensa pelo título das duplas persistiram no segundo set e no terceiro game, Mladenovic e Dodig conseguiram quebrar o saque dos rivais após muita disputa e os australianos cometerem uma dupla falta no deciding point e conseguiram quebrar o serviço. Só que no quarto game, a francesa e o croata cometeram muitos erros não forçados no jogo aéreo e Fourlis e Kluber conseguiram devolver a quebra, empolgando a torcida presente na Rod Laver Arena. Logo em seguida, a dupla confirmou o game, sem sustos, e tomou a dianteira do placar.
No sétimo game, Mladenovic e Dodig voltaram a equilibrar a partida e conseguiram quebrar mais um saque e retomaram a dianteira do placar. A dupla australiana e, em especial, Fourlis, lutaram até o fim para virar o jogo e forçar o set tie-break e chegaram no décimo game do set ao 30/30 com lances que empolgaram o torcedor, mas logo em seguida cometeram não forçado e Mladenovic fechou o jogo com um winner em um ponto bastante disputado para coroar uma decisão de alto nível.