Em casa e com domínio total do jogo, Brasil goleia Paraguai por 4 a 0 nas Eliminatórias para a Copa de 2022 

Foto de Capa: Lucas Figueiredo/CBF

Por Lucas Furtado Isaias

Goleada, torcida animada e apoiando os donos da casa do começo ao fim e o time jogando bonito, dominando o adversário e fazendo belos gols. Tudo isso foi o que os espectadores que estavam no Mineirão viram na goleada do Brasil sobre o Paraguai por 4 a 0. Num espetáculo de toda a equipe, a nova geração brilhou com Raphinha, Antony e Rodrygo fazendo golaços, assim como uma das grandes apostas de Tite, Philippe Coutinho que teve uma grande atuação no segundo tempo com direito a um belíssimo gol. Com o resultado, o Paraguai não tem mais chances de ir para a Copa do Mundo já que está oito pontos atrás do Peru, quinto colocado na classificação, e que, neste momento, está indo para a repescagem internacional faltando dois jogos a serem realizados.  

O Brasil começou dominante na primeira etapa e já com 1min de jogo, Daniel Alves cobrou falta chutando para Matheus Cunha, mas que acabou indo para a Raphinha que chutou para o gol e a bola bateu na trave antes de balançar as redes. Só que a mão, de maneira involuntária, tocou na bola e após cinco minutos de revisão do VAR, o gol foi anulado. A equipe liderada por Tite continuou dominando a partida e tentando abrir o placar, aos 16min, Matheus Cunha passa para Vinícius Jr. que toca para Raphinha finalizar, mas ele acabou chutando para cima do gol. Dez minutos depois, o jogador do Leeds United recebe passe de Marquinhos e não dá chances de Antony Silva defender. 1 a 0 para o Brasil.  

Aos 48min, Raphinha teve mais uma chance de balançar as redes, cobrando falta, defendida por Antony Silva. O Paraguai sequer conseguiu ameaçar o gol brasileiro durante toda a etapa. No decorrer da primeira etapa, após a anulação do gol de Raphinha, uma briga entre membros de torcidas organizadas do Atlético-MG e Cruzeiro atrapalhou o espetáculo com agressões, uma pessoa precisou ser levada para um hospital de Belo Horizonte. Segundo a Polícia Militar, 21 pessoas foram detidas e identificadas como membros da Galoucura e Máfia Azul. Em nota, a administração do Mineirão lamentou o episódio.  

No segundo tempo, o Brasil continuou sem dar chances para os rivais e os jogadores aproveitaram o domínio para assegurar vaga no time na Copa do Mundo. Aos 3min, Marquinhos fez lançamento para Vinicius Jr. que passou para Raphinha finalizar e a bola bateu na trave. Philippe Coutinho, em seguida, meteu uma caneta no adversário e aos 10min deu passe para Lucas Paquetá concluir, mas a bola foi para fora. Sete minutos depois, o jogador do Aston Villa recebeu passe do Marquinhos, ajeitou a bola e fez um golaço.  

Em suas substituições, o técnico Tite apostou na juventude, Antony, Bruno Guimarães e Rodrygo entraram ao longo do jogo e fizeram a diferença na partida. Todos brilharam diante de uma animada torcida no Mineirão. Aos 38min, Rodrygo chegou na área e tentou finalizar, mas Escobar impediu a conclusão do lance, só que na sobra Daniel Alves pegou, chutou pro gol e Antony Silva espalmou para fora. Dois minutos depois, Everton Ribeiro tocou para Antony que fez um belo gol no ângulo do goleiro paraguaio que não teve chances de defender. Aos 42min, Antony tocou para Bruno Guimarães que passou para Rodrygo, livre na área, para a goleada ficar completa. Na etapa, o Paraguai teve duas chances ao gol com Escobar aos 13min e Sanabria aos 45min, ambas foram cobranças de falta e acabaram indo para fora, sem dar trabalho para o goleiro Ederson.

Ficha Técnica: 

Brasil: Ederson, Daniel Alves, Marquinhos, Thiago Silva e Alex Teles; Fabinho, Lucas Paquetá (Rodrygo) e Philippe Coutinho (Bruno Guimarães); Raphinha (Everton Ribeiro), Matheus Cunha (Gabriel Jesus) e Vinicius Jr. (Antony). Técnico: Tite  

Paraguai: Antony Silva, Robert Rojas (Escobar), Balbuena, Junior Alonso e Arzamedia (David Martínez); Villasanti (Alan Benítez), Ojeda e Richard Sánzhez (Enciso); Almirón, Samudio e Carlos Gonález (Antonio Sanabria). Técnico: Guillermo Schelotto 

Arbitragem: Árbitro – Facundo Tello (Argentina); Assistentes – Ezequiel Brailovsky (Argentina) e Maximiliano Del Yesso (Argentina), Quarto Árbitro – Andrés Merlo (Argentina) e VAR – Patrício Loustau (Argentina)  

Gols: Rapinha (Brasil – 1°T/27min), Phelippe Coutinho (Brasil – 2°T/17min), Antony (Brasil – 2°T/40min) e Rodrygo (Brasil – 2°T/42min)  

Cartão Amarelo: Arzamendia, Villasanti e Junior Alonso (Paraguai)  

Outros Resultados da 16ª Rodada  

Bolívia 2 X 3 Chile 

Uruguai 4 X 1 Venezuela 

Argentina 1 X 0 Colômbia 

Peru 1 X 1 Equador  

Classificação 

° País P J V E D GP GC SG 
01 Brasil 39 15 12 3 0 32 5 27 
02 Argentina  35 15 10 5 0 23 7 16 
03 Equador 25 16 7 4 5 25 15 10 
04 Uruguai 22 16 6 4 6 19 22 -3 
05 Peru 21 16 6 3 7 17 21 -4 
06 Chile 19 16 5 4 7 19 20 -1 
07 Colômbia 17 16 3 8 5 16 19 -3 
08 Bolívia 15 16 4 3 9 23 35 -12 
09 Paraguai 13 16 2 7 7 9 23 -14 
10 Venezuela 10 16 3 1 14 14 30 -16 
J – Jogos, V – Vitórias, E – Empates, D – Derrotas, GP – Gols Pró, GC – Gols Contra e SG – Saldo de Gols  

Próxima Rodada – 17ª Rodada  

24 de Março de 2022 

Brasil X Chile 

Uruguai X Peru 

Colômbia X Bolívia 

Paraguai X Equador 

Argentina X Venezuela 

Horários e locais a serem confirmados, mas Brasil X Chile já tem definido que será realizado na Arena Fonte Nova.  

Futuro de Brasil X Argentina suspenso por confusão com a Anvisa será decidido no dia 9

O Comitê de Disciplina da FIFA marcou para 9 de fevereiro a decisão do futuro de Brasil X Argentina, jogo da 6ª rodada do torneio, em 05 de setembro de 2021, que foi suspenso aos 3min de jogo devido à invasão de um agente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para retirar três jogadores da Argentina que descumpriram regras de quarentena para pessoas egressas da Inglaterra e não estavam enquadrados nas exceções determinadas pelo governo brasileiro. A comissão pode determinar W.O, perda de pontos de uma das duas equipes ou realização de uma nova partida. As duas equipes já estão classificadas para a Copa do Mundo e o resultado não impactará nos seus ingressos à competição.  

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s