Em emocionante final de duplas femininas, Bia Haddad Maia e Anna Danilina perdem para Barbora Krejicova e Ekaterina Siniakova no Australian Open 2022 

Foto de Capa: Tennis Australia

Por Lucas Furtado Isaias  

A dupla número 1 do mundo das duplas femininas, as tchecas Barbora Krejicova e Ekaterina Siniakova venceram a brasileira Bia Haddad Maia e Anna Danilina que é russa, mas joga pelo Cazaquistão, na decisão do Australian Open por 2 sets a 1 (6/7, 6/4 e 6/4) em 2h42min. O jogo foi emocionante e muito disputado, Bia e Danilina impuseram muitas dificuldades nas rivais, contudo, com Krejikova dominando o jogo, a tchecas conseguiram se manter no jogo e virar o placar.  

O primeiro set já começou com Haddad Maia e Danilina se impondo na partida e já no terceiro game não tiveram dificuldades de quebrar o saque de Siniakova e ficaram na frente do placar. O jogo seguiu disputado e as tchecas buscavam formas de reagir e voltar à liderança da partida, o que aconteceu nos acirrados oitavo e nono game, onde elas devolveram a quebra e confirmaram o serviço. No décimo primeiro game, Haddad Maia e Danilina aproveitaram os erros não forçados das adversárias e abriram mais um game de vantagem, mas a representante cazaquistanês teve dificuldades com o seu saque e Krejicova e Siniakova levaram o set ao tie-break que foi conquistado pela brasileira e sua dupla.  

A dupla tcheca sentiu o impacto do primeiro set. Siniakoka e Krejicova buscaram a reação no segundo set e logo no game inicial conseguiram quebrar o saque da brasileira com muita disputa e com uma dupla falta no 40/30 que poderia ter confirmado o serviço. Em seguida, as tchecas confirmaram o serviço e mesmo que a brasileira e a cazaquistanês tenham devolvido a quebra, elas não conseguiram mais o mesmo feito durante o set. Apesar de equilibrarem os games e disputarem ponto a ponto, Krejikova conseguia dominar o jogo com seu arsenal de golpes e sua consistência técnica, o que foi decisivo a vitória do set por 6/4. 

No terceiro set, o jogo continuou bastante disputado até o quarto game, mas o degaste começou a ser sentido em Haddad Maia e Danilina e as tchecas não tiveram dificuldades de quebrar dois saques e abrir 5/2. Haddad Maia e Danilina conseguiram devolver uma das quebras, mas no décimo game, mesmo lutando para se manter no jogo e com o apoio da torcida brasileira presente, elas não conseguiram deter Krejikova no saque que no championship point fechou o jogo com um balão e fez a dupla número 1 do mundo nas duplas femininas conquistar o primeiro Australian Open.

Bia e Danilina formaram dupla antes do WTA 500 Sydney após a argentina Nadia Podoroska sofrer uma lesão e venceram o torneio que antecedeu o grand slam realizado em Melbourne e fizeram uma campanha histórica. Bia é a primeira tenista brasileira a chegar em uma final de major desde Cláudia Monteiro nas duplas mistas de Roland Garros 1982 ao lado de Cássio Mota, na qual perderam para Wendy Turnbull e John Llyod por 2 sets a 0 (2/6 e 6/7). A brasileira também é a primeira a chegar em uma decisão do Australian Open desde a edição de 1965 quando Maria Esther Bueno perdeu para Margareth Court por 2 sets a 1 (7/5, 4/6 e 2/6) e a uma final de duplas femininas de grand slam desde o US Open 1968 quando Bueno e Court derrotaram Rosemary Casals e Billie Jean King por 2 sets a 1 (4/6, 9/7 e 8/6). 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s