Foto de Capa: @rodrigogazzanel
Por Matheus de Carvalho
Corinthians e Palmeiras travaram o dérbi na Neo Química Arena por uma vaga nas semifinais da Supercopa do Brasil Feminina. Melhor para as donas da casa que venceram por 3 a 0 e estão classificadas. Gabi Portilho e Tamires no primeiro tempo e Jaqueline na etapa final marcaram os gols. As “brabas” agora pegam o Real Brasília por uma vaga na final.
O Jogo
O duelo inaugurou a estreia de ambas as equipes na temporada 2022. Apesar de ser o primeiro jogo, os dois times começaram imprimindo um ritmo forte. O Palmeiras chegou logo aos 2 minutos com Chú, mas a zagueira Campiolo fez o corte. O Corinthians respondeu em seguida com Tamires que por pouco não abriu o placar.
Aos poucos, o timão foi tomando as rédeas e abriu o placar aos 10 minutos. Diany cobrou escanteio, Agustina cortou parcialmente e a bola sobrou limpa para Gabi Portilho, dentro da área, que acertou belo chute e estufou as redes.

O Palmeiras, em desvantagem, chegou em dois momentos com Bruna Calderan e Thaís, porém pararam em defesas da goleira Kemelli. Após os sustos, o Corinthians mostrou como é eficiente quando chega com perigo.
Aos 33 minutos, numa jogada coletiva de pé em pé, a bola chegou até Diany que rolou para Tamires livre na esquerda, a capitã corintiana dominou e bateu cruzado sem chances para a goleira Jully e fez 2 a 0. O timão carregou a vantagem até o final do primeiro tempo.
Na etapa final, Gabi Portilho desperdiçou a chance de matar a partida logo aos 3 minutos, ao invadir a área e acertar a rede pelo lado de fora. Após a chance perdida, o Palmeiras voltou melhor no intervalo e equilibrou mais o confronto.
Camilinha perdeu a chance, dentro da área, de diminuir aos 6 minutos, após um erro da defesa corintiana e chutou por cima do gol. Chú também chegou perto nos minutos seguintes, mas furou a finalização no momento crucial.
Os desperdícios palmeirenses fizeram o Corinthians acordar e, em cinco minutos, Gabi Zanotti teve duas oportunidades, uma parou na goleira Jully e a outra tirou tinta da trave. Até que o famoso ditado: “quem não faz, leva”, se concretizou mais uma vez no futebol.
Aos 32 minutos, Tamires acionou Yasmin pela esquerda e a lateral cruzou na medida para a estreante Jaqueline subir sem marcação e guardar a bola no fundo das redes.
O terceiro gol esfriou totalmente uma possível reação palmeirense que só voltou a ameaçar no último minuto, com bola no travessão de Byanca Brasil em cobrança de falta. No fim, vitória Corinthiana e classificação garantida.
Adversário na semifinal
O Corinthians enfrentará na semifinal o Real Brasília – DF que venceu o Internacional nas quartas. O confronto será realizado na quarta-feira (9/02), o Corinthians será o mandante do jogo que irá acontecer na Arena Barueri, em São Paulo, às 18h. O jogo terá transmissão exclusiva do SporTV.
Ficha Técnica:
Corinthians: Kemelli; Katiuscia (Paulinha), Giovanna Campiolo, Tarciane e Yasmin (Juliete); Diany (Jaqueline), Liana Salazar (Bianca Gomes), Gabi Zanotti; Gabi Portilho (Jheniffer), Tamires e Adriana / Técnico: Arthur Elias
Palmeiras: Jully; Bruna Calderan, Thaís, Agustina Barroso, Day Silva e Katrine; Andressinha, Camilinha, Ary Borges (Sâmia), Chú e Carol Baiana (Byanca Brasil) / Técnico: Hoffmann Túlio
Arbitragem: Árbitro – Daiane Caroline Muniz dos Santos, Assistentes – Fabrini Bevilaqua Costa e Amanda Pinto Matias e Quarto Árbitro – Marianna Nani Batalha
Gols: Gabi Portilho (Corinthians/1°T – 9min), Tamires (Corinthians/1°T – 33min) e Jaqueline (Corinthians/2°T – 32min)
Cartão Amarelo: Giovanna Campiolo, Jaqueline e Gabi Zanotti (Corinthians); Thaís, Agustina Barroso e Camilinha (Palmeiras)