Foto de Capa: Divulgação / Fifa
Por Matheus Carvalho
Em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, está rolando de 3 a 12 de fevereiro a 18ª edição da Copa do Mundo de Clubes da FIFA. A nova nomenclatura substitui a antiga e mais conhecida no mundo do futebol que era chamada de Mundial de Clubes. Os favoritos Palmeiras e Chelsea venceram os seus confrontos e fazem a final no sábado (12) pelo posto de melhor time do mundo.
A competição
O torneio reúne em cada edição a presença de sete equipes. O último campeão do principal campeonato continental de cada uma das seis entidades vinculadas a FIFA e mais o campeão local do Emirados Árabes Unidos por ser o país-sede.
Os atuais clubes participantes são:
- Al-Jazira (Campeão da UAE Pro League 2020/2021 / País-sede)
- AS Pirae (Nomeado pela OFC / Oceania)
- Monterrey (Campeão da Liga dos Campeões da CONCACAF de 2021 /América do Norte, Central e Caribe)
- Al-Ahly (Campeão da Liga dos Campeões da CAF 2020-2021 / África)
- Al-Hilal (Campeão da Liga dos Campeões da AFC de 2021 / Ásia)
- Chelsea (Campeão da Liga dos Campeões da UEFA 2020-2021 / Europa)
- Palmeiras (Campeão da Copa Libertadores da América 2021 / América do Sul)
Chaveamento
Palmeiras e Chelsea pelo regulamento da competição só estrearam a partir da fase semifinal. Confira os resultados da primeira fase até os jogos de estreia das duas equipes:
- 1ª fase – Al-Jazira 4 x 1 AS Pirae (03/02)
- Quartas de Final – Al Hilal 6 x 1 Al-Jazira (06/02) / Al-Ahly 1 x 0 Monterrey (05/02)
- Disputa de 5º lugar – Monterrey 3 x 1 Al-Jazira (09/02)
Semifinais
A primeira semifinal foi entre Palmeiras e Al-Ahly na terça-feira (08/02).
A equipe alviverde começou tendo o domínio da partida, principalmente por impor a marcação-pressão que incomodou a saída de bola da equipe adversária. Ainda no primeiro tempo, foi premiada com gol de Raphael Veiga aos 39 minutos com passe de Dudu.
O segundo tempo começou com o Al-Ahly ensaiando uma reação, mas o Palmeiras foi cirúrgico na primeira chegada aos quatro minutos e abriu 2 a 0. Dessa vez de Raphael Veiga passou para Dudu na direita que carregou, entrou na área e chutou forte estufando as redes.
A equipe egípcia até diminuiu aos 25’ em falha do goleiro Weverton que incendiaria o jogo, mas o gol foi anulado. Dez minutos depois o Al-Ahly teve um jogador expulso, mas até o minuto final foi valente e insistiu – acertando até uma bola no travessão – mas o Palmeiras segurou o resultado e se classificou à final.
Chelsea X Al Hilal (09/02)
A partida iniciou com o Chelsea no controle das ações. Muito superior tecnicamente, alugou em boa parte do primeiro tempo o campo de ataque do adversário que pouco ameaçou. Após várias ocasiões de perigo do time de Londres, o gol saiu com uma pequena ajuda adversária.
Aos 31’, Havertz levou até a linha de fundo pela esquerda e cruzou na área, a bola bateu em Al-Shahrani e sobrou limpa na pequena área para Lukaku que não perdoou.

No segundo tempo, a equipe londrina começou novamente dominando. Havertz acertou a trave aos 2’. Só que aos poucos, o Al-Hilal foi se animando e teve chances claras de empatar, se não fosse as defesas cruciais do goleiro Kepa que garantiu a classificação do Chelsea.
Final
Palmeiras e Chelsea buscam o primeiro título de suas histórias nesse torneio. Ambos já tiveram uma oportunidade, mas a equipe brasileira parou na semifinal (2020) e o time inglês foi vice-campeão (2012).
Os dois se enfrentam no próximo sábado (12), às 13h30 no horário de Brasília, no Estádio Mohammed Bin Zayed.
Disputa de terceiro lugar
Al-Hilal e Al-Ahly fazem o confronto que completa a tabela da competição. Jogam também no sábado (12), às 10h, no Estádio Al Nahyan.