Pulcinelli perde para Galan na rodada final do qualifying do Rio Open 2022  

Foto: Lucas Furtado Isaias

Por: Lucas Furtado Isaias

O segundo dia do qualifying do Rio Open 2022 teve muita emoção, com a vitória de Sebastián Baez sobre o alemão Yannick Haffmann em uma virada memorável para os presentes na quadra 2 do torneio, mas também teve derrota para o Brasil. Matheus Pulcinelli foi derrotado por Daniel Galan (COL), mesmo com toda a torcida dos presentes no Jockey Club. Ao todo cinco vagas, quatro para simples e uma para duplas, foram definidas no último dia da fase preliminar do torneio que, na segunda-feira (14),começa a chave principal. 

O grande jogo do dia foi Sebastian Baez (ARG) e Yannick Haffmann (ALE). O argentino empolgou a torcida presente na quadra 2 pelo seu poder de reação e por  vencer, de virada, por 2 sets a 1 (2/6, 7/6 e 7/6), em 2h30min de jogo, e pelos sets ganhos, revertendo uma desvantagem considerável no placar com o alemão a um game da vitória, levando a loucura o público. No primeiro set, o alemão não teve dificuldades para dominar o jogo, após um disputado terceiro game, quando quebrou o serviço e fechou em 6/2 com 32min de partida.  

No segundo set, houve uma série de quebras de saque no começo e Haffmann abriu 3/2 e,logo em seguida, confirmou o saque, o que o fez chegar 5/3, mas Baez confirmou o serviço e devolveu o game de vantagem, sem dificuldades. Com um intenso e forte apoio da torcida, o argentino cresceu no jogo e virou o set ao seu favor com um jogo consistente e conseguiu virar o placar. O set foi para o décimo terceiro game, o tie-break. Baez errou o seu primeiro saque, mas logo em seguida Haffmann cometeu uma dupla falta e confirmou o serviço no segundo saque. O argentino, depois, dominou o game imprimindo o seu estilo de jogo, ganhou por 7/2 o tie-break e empatou o jogo.  

Com os outros jogos de simples encerrados, o público que estava em outras quadras aglomerou as áreas externas à quadra 2 para acompanhar o jogo. O alemão buscou uma reação e, sem dificuldades, quebrou o primeiro saque do oponente. O argentino ensaiou uma reação e no quinto game conseguiu a devolução da quebra do serviço, mesmo com Haffmann derrubando dois breaks points, o argentino voltou ao jogo. Só que o alemão continuou buscando a vitória e fez novamente um game de serviço e o jogo ficou em 5/2.  

A qualidade do jogo do alemão e as dificuldades do argentino em frear o jogo do rival fez alguns torcedores acreditarem que a vitória de Haffmann estava certa, mas a gana do argentino fez ele ressurgir no jogo devolvendo a quebra no nono game com tranquilidade e o apoio da torcida que o incentivava. O alemão voltou a cometer erros em seu serviço e sentiu a pressão fazendo com que Baez virasse o jogo no 11° game. Novamente o set terminou no tie-break, o argentino conseguiu um mini-break no primeiro saque do alemão. No seu segundo saque de Baez, Haffmann tirou a vantagem e em seguida, ficou na frente do placar, só que ele não fez frente ao jogo do rival que dominou o game e finalizou a partida com o mesmo placar do set anterior: 7/2. Baez enfrentará o brasileiro Thiago Monteiro e quem vencer no duelo, na fase seguinte, enfrentará o italiano Matteo Berretini (ITA).  

O brasileiro Mattheus Pulcinelli não conseguiu furar o qualificatório do Rio Open e perdeu para Daniel Galan por 2 sets a 0 com duplo 6/3 em 1h31min de jogo. Em um jogo marcado por muita intensidade, Galan apostou bastante nas bolas curtas e nas paralelas durante toda a partida. O brasileiro teve dificuldades para superar o forehand do rival. No começo do segundo set, Matheus equilibrou a partida, com o apoio da torcida, forçando erros do adversário e conseguiu, no quarto game, devolveu a quebra feita pelo colombiano no game inicial. No sexto game houve dois breaks points para Pulcinelli, mas Galan dominou o fim da partida. Na primeira rodada, o tenista vai enfrentar o argentino Frederico Delbonis (ARG). 

Matheus Pulcinelli no saque (Foto: Lucas Furtado Isaias)
Daniel Galan no saque (Foto: Lucas Furtado Isaias)

O sérvio Miomir Kecmanovic venceu o boliviano Hugo Dellien por 2 sets a 0 (6/2 e 6/4) em 1h12min de jogo e irá enfrentar na fase inicial do torneio principal o brasileiro Felipe Meligeni, na partida de encerramento da Quadra Central Guga Kuerten no dia 14 de fevereiro. Na primeira rodada do qualy, o sérvio já tinha enfrentado e vencido o brasileiro Gustavo Heide. O argentino Juan Ignacio Londero venceu o espanhol Roberto Caballes Baena por 2 sets a 0 (6/2 e 6/4) em 1h31min de jogo e enfrentará Alberto Ramos Viñolas na primeira rodada do torneio. 

Nas duplas, em um jogo muito disputado e equilibrado, a dupla de tenistas da Espanha Pablo Andujar e Pedro Martinez venceram Nicolas Jarry (CHI) e Luis Felipe Martinez (VEN) por 2 sets a 0 (7/5 e 6/4). Os espanhóis enfrentam na primeira rodada, Laslo Djere (SRB) e Dusan Lasjovic (SRB) em 14 de fevereiro, no único jogo do dia na quadra 2. 

Placar com resultados da segunda rodada do qualificatório. (Foto: Lucas Furtado Isaias)

Programação do 1° Dia do Torneio Principal  

Quadra Central Guga Kuerten  

16h30 

Pablo Cuevas X Pablo Andujar

Não Antes das 19h  

Jaume Munar X Carlos Alcaraz 

Felipe Meligeni X Miomir Kecmanovic 

Quadra 1 

16h30 

Jungcheng Shang X Pedro Martinez 

Tomislav Brkic/Nikola Cacic X Benoit Paire/Albert Ramos Vinolas

Quadra 2 

Não antes das 18h 

Laslo Djere/Dusan Lajovic X Pablo Andujar/Pedro Martinez  

Em duelo de cabeças de chave do Rio Open, Casper Rudd vence ATP 250 Buenos Aires  

O cabeça de chave n° 2 do Rio Open, Casper Rudd foi campeão do ATP 250 Buenos Aires derrotando Diego Schwartzman que é o número 3 no torneio por 2 sets a 1 (5/7, 6/2 e 6/3) em 2h34min de duelo. Este é o segundo título consecutivo do tenista norueguês no torneio que, em 2020, derrotou o português João Souza. O jogo empolgou o público presente na quadra Guillermo Villas e foi bastante disputado no primeiro set com Rudd perdendo um set point em um rally com 42 trocas de bolas. No segundo e no terceiro sets, o norueguês não teve dificuldades para dominar o jogo. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s