Matheus Pulcinelli é o único brasileiro que venceu no primeiro dia de qualificação do Rio Open

Foto de Capa: Lucas Furtado Isaias

Por Lucas Furtado Isaias 

O primeiro dia do Rio Open não foi bom, no geral, para os brasileiros que disputaram o qualifying. Apenas Matheus Pulcinelli venceu no sábado (12) e está a um jogo de entrar chave principal. As partidas que valerão a classificação para o torneio acontecem no domingo (13). No mesmo dia, Felipe Meligeni e Thiago Monteiro conheceram os seus destinos no torneio principal.  

Pulcinelli derrotou Marco Cecchinato (ITA), de virada, por 2 sets a 1 (6/7, 6/2 e 6/4) em 2h29min de jogo. O brasileiro fez uma partida consistente e equilibrada no primeiro set, mas foi derrotado por 7/5 no game tie-break com um minibreak conquistado pelo italiano no décimo game. Com o apoio da torcida presente, o brasileiro consolidou o seu jogo e o italiano oscilou no segundo set após o começo ser muito disputado até o quinto game e venceu por 6/2. Cecchinato voltou a jogar em alto nível e houve muita disputa pela vitória no terceiro set e Pulcinelli quebrou o serviço no último game da partida venceu o jogo. O brasileiro tentará uma vaga para a chave principal contra Daniel Galan (COL) que, no dia inicial do qualy, venceu Tomas Etcheverry (ARG) por 2 sets a 0 (6/3 e 6/2).  

Outro jogo que animou a torcida brasileira, mas que não teve o resultado esperado, foi a de Thiago Wild que foi derrotado por duplo 7/6 por Roberto Carballes Baena (ESP). O brasileiro, que não está tendo uma grande fase nas quadras e que foi indiciado, em outubro de 2021, por vias de fato, injúria e violência psicológica contra sua ex-namorada, a ex-influencer Tayane Lima, fez uma partida que empolgou o público presente na quadra Central Guga Kuerten. O duelo foi muito equilibrado no primeiro set e o espanhol fez um bom tie-break fechando em 7/4.  

No segundo set, o equilíbrio se manteve, mas o espanhol conseguiu uma quebra no sexto game e confirmou o seu saque que o fez abrir uma grande vantagem, mas o espanhol oscilou e o brasileiro empatou, levando ao êxtase o público presente na quadra. Os gritos da torcida eram tão efusivos que podiam ser ouvidos nas outras quadras. O duelo voltou a ser muito disputado e Carballes Baena fez outro ótimo game final por 7/3 e venceu o jogo em 2h41min de jogo. O espanhol enfrentará Juan Ignacio Londero (ARG) que venceu o Carlos Taberner (ESP) por 2 sets a 0 (6/3 e 6/1).  

Dois outros brasileiros entraram em quadra no dia inicial em simples. Gustavo Heide,que mesmo fazendo um bom primeiro set, foi dominado no final por Miomir Kecmanovic (SRB) que venceu por 2 sets a 0 (6/4 e 6/2) em 1h25min de jogo. O sérvio enfrentará Hugo Dellien (BOL) que venceu Orlando Luz (BOL) por 2 sets a 0 (6/0 e 6/1) em 1h10min de jogo.  

Outro grande destaque do dia nas simples foi o campeão do ATP Challenger Campinas 2021, Sebastian Baez (ARG), que protagonizou um duelo emocionante contra o Nikola Milojevic (SRB) e venceu, de virada, em 2h45 de uma partida eletrizante. O sérvio começou bem o primeiro set, mas logo o argentino entrou no jogo e o duelo se tornou bastante equilibrado e Milojevic abriu uma confortável vantagem no tie-break que conseguiu administrar e fechar o game com 7/3. No segundo set, após interrupção por causa das chuvas, que impactavam as condições na quadra, Baez dominou o set e com quebras no quarto e sétimo game abriu a 5/2 e fechou com tranquilidade em 6/3. 

Sebastian Baez sacando durante o jogo (Foto: Lucas Furtado Isaias)
Nikola Milojevic sacando (Foto: Lucas Furtado Isaias)

No terceiro set, o argentino seguiu mostrando solidez e com o apoio de parte da torcida presente na quadra 2 abriu 4/1 após uma quebra no quinto game, mas o sérvio, apostando no jogo alto, ensaiou uma reação devolvendo a quebra e se colocou de volta na partida no sétimo jogo. Em seguida, Baez novamente devolveu a não-confirmação do game, entretanto no nono game desperdiçou um match point e só no décimo game do set, o argentino venceu a partida. No segundo dia do qualificatório, Baez enfrentará Yannick Hanfmann (ALE) que venceu Barnabe Miralles (ESP) por 6/2 e 6/4.  

No qualificatório de duplas, o Brasil esteve representando por Gustavo Killer Junior e Matheus Alves que perderam para Nicholas Jarry (CHI) e  Luis David Martinez (VEN) por 2 sets a 0 (6/1 e 6/3). Os brasileiros tiveram muitas dificuldades e foram dominados pela dupla durante todo o primeiro set, mas no segundo reagiram e tornaram o jogo muito equilibrado. Killer e Alves levaram diversos games de saque dos rivais ao ponto decisivo onde eles conseguiam desequilibrar e abrir vantagem na partida.  

Gustavo Killer e Matheus Alves (cima) e Nicolas Jarry e Luis David Martinez (baixo) (Foto: Lucas Furtado Isaias)

Jarry e Martinez vão enfrentar os espanhóis Pablo Andujar e Pedro Martinez que derrotaram a dupla sérvia formada por Mijolevic, que voltou a mesma quadra 2 uma hora após a derrota para Baez e Zdenek Kolar por 2 sets a 0 (7/6 e 6/4). O jogo foi muito disputado e equilibrado nos dois sets, mas com os espanhóis se destacando nos momentos mais decisivos e avançaram à fase final do qualy.  

Martinez (camisa verde) e Andujar (azul com lista branca) cumprimentam Mijolevic (preta) e Kolar (azul) (Foto: Lucas Furtado Isaias)

Programação do Dia 2 do Qualy do Rio Open 

Todas as quadras iniciando a programação às 16h (horário de Brasília) 

Quadra Central Guga Kuerten 

Miomir Kecmanovic X Hugo Dellien 

Quadra 1 

Mattheus Pulcinelli X Daniel Galan 

Pablo Andujar/Pedro Martinez X Nicolas Jarry/Luis David Martinez  

Quadra 2 

Sebastian Baez X Yannick Hanfmann 

Quadra 4 

Roberto Carballes Baena X Juan Ignacio Londero  

Sorteio de chaves coloca brasileiros contra jogadores do qualifying na 1ª rodada 

Em 12 de fevereiro ocorreu os sorteios das chaves do torneio e os brasileiros classificados diretamente, Thiago Monteiro e Felipe Meligeni, na 1ª rodada enfrentarão jogadores que avançarem o qualifying do torneio. No duelo contra o Monteiro, o vencedor da partida enfrentará, na segunda rodada, o cabeça de chave n° 1 do torneio, o Matteo Berrettini (ITA). No caso do jogo contra Meligeni, o vencedor na fase seguinte duelará contra o ganhador do jogo entre Lorenzo Sonego (ITA) e Laslo Djere, campeão da edição 2019. Casper Rudd (NOR), Diego Schwartzman (ARG) e Pablo Carreño Busta (ESP) são os outros três tenistas que não jogarão a primeira rodada. O argentino Federico Delbonis e o espanhol Albert Ramos-Vinolas são os outros jogadores que enfrentarão um jogador do qualificatório. O argentino, na segunda rodada, enfrentará um jogador da Espanha e será o ganhador do duelo entre Jaume Munar e Carlos Alcaraz e o espanhol duelará contra o vencedor de Pablo Cuevas (URU) e Pablo Andujar (ESP).  

Os outros duelos da primeira rodada de simples são: Facundo Bagnis (ARG) X Fabio Fognini (ITA) (vencedor enfrenta o cabeça de chave n° 4, Pablo Carreño Busta na 2ª rodada), Fernando Verdasco (ESP) X Dusan Lajovic, Federico Coria (ARG) X Cristian Garin (CHI), Juncheng Shang (CHN) X Pedro Martinez (vencedor enfrenta o cabeça n° 3, Diego Schwartman na 2ª rodada) e Francisco Cerundolo (ARG) X Benoit Paire (vencedor enfrenta o cabeça n° 3, Casper Rudd na 2ª rodada).  

Nas duplas teremos um duelo envolvendo brasileiros diretamente na 1ª rodada, o brasileiro Bruno Soares e o britânico Jaime Murray duelarão contra Orlando Luz e Rogério Dutra Silva. Felipe Meligeni e Rafael Matos enfrentarão a dupla cabeça de chave n°1 do torneio, Marcel Granollers (ESP) e Horacio Zeballos (ARG). Já Marcelo Melo e Pablo Cuevas enfrentarão Santiago Gonzalez (MEX) e Andreas Molteni (ARG) e poderão enfrentar na segunda rodada, a dupla de colombianos Juan Sebastian Farah e Robert Farah caso eles vençam os italianos Sonego e Andrea Vavassori (ITA). Djere e Lajovic vão enfrentar o vencedor do duelo do qualy na 1ª fase do torneio. 

Outros duelos da primeira fase do torneio de duplas são: Máximo Gonzalez (ARG)/Diego Schwartzman X Carlos Alcaraz/Pablo Carreño Busta, Tomislav Brkic (BOS)/Nikola Cacic (SRB) X Benoit Paire/Albert Ramos-Vinolas e Simone Bolelli (ITA)/Fabio Fognini X Ariel Behar (URU)/Gonzalo Escobar (EQU).  

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s