Virada de Thiago Monteiro sobre Sebastian Baez é o destaque do segundo dia do Rio Open 2022 

Foto de Capa: Lucas Furtado Isaias

Por Lucas Furtado Isaias 

O segundo dia do Rio Open ficou marcado pela vitória de Thiago Monteiro (BRA) sobre o Sebastian Baez (ARG), que tinha vencido o brasileiro nos dois últimos duelos, de virada e com o apoio intenso do público presente na Quadra Central Guga Kuerten. Monteiro enfrentará Matteo Berretini (ITA) na segunda rodada. Nas duplas, no único jogo do dia, os argentinos Maximo Gonzalez e Diego Schwartzman levaram uma virada dos espanhóis Pablo Carreño Busta e Carlos Alcaraz. No dia 16 de fevereiro começa a segunda rodada no torneio de simples e finaliza a primeira nas duplas.  

Thiago Monteiro e Sebastian Baez protagonizaram o grande jogo do dia no torneio. Os dois se reencontraram três meses depois da final do ATP Challenger Campinas onde o argentino venceu com tranquilidade e superioridade, mas o cenário no Rio foi diferente. O brasileiro cresceu a partir do segundo set e venceu, de maneira suprema, por 2 sets a 1 (1/6, 6/4 e 6/4) em 2h25min de jogo.

Thiago Monteiro em ação na partida contra Sebastian Beaz (Foto: Lucas Furtado Isaias)

O primeiro set começou arrasador para Baez que chegou a abrir 4/0. Thiago chegou a tentar uma quebra no segundo serviço, mas não conseguiu fazer a quebra. O argentino devolvia os saques com facilidade e não dava chances para o brasileiro, fechando rapidamente o set em 6/1.  

No segundo set, o panorama mudou completamente com o público torcendo com muitos gritos favoráveis ao tenista da casa, inclusive nos segundos iniciais do tempo para o seu saque. O argentino passou a cometer erros em alguns serviços e o brasileiro, sem dificuldades, quebrou o serviço no terceiro game e quase fez o mesmo dois games mais tarde, mas Baez resistiu e salvou dois break points. No sétimo game, a situação se repetiu e o brasileiro não conseguiu uma nova quebra, mas impôs dificuldades para o rival em seus saques e administrou o set que terminou em 6/4. 

No terceiro set, Monteiro permaneceu com o domínio da partida e mostrou a sua solidez em quadra. No primeiro game, o brasileiro conseguiu uma quebra de serviço, mas Baez resistia, mesmo sentindo a pressão do público, e fez algumas devoluções com a bola próxima de bater a linha e sem dar chances ao brasileiro. No sexto game, ele quebrou o serviço e, em seguida, ficou na frente por 4/3 para desespero do público presente. Porém, Thiago mostrou sua força no nono game, abriu vantagem sobre o rival e levou o público presente ao delírio. No intervalo para o último game, a torcida incentivava com muitos aplausos e ele confirmou o serviço, fechando em 6/4 e avançando para a segunda rodada.   

Thiago Monteiro sendo entrevistado pelo repórter André Pessôa do SporTV (Foto: Lucas Furtado Isaias)

O campeão da edição 2020 do Rio Open, o chileno Cristian Garin foi eliminado pelo argentino Federico Coria por 2 sets a 0 em 1h13min de jogo (6/2 e 6/0). O argentino conseguiu uma quebra no terceiro game e passou a administrar o jogo e após um sétimo game muito disputado, fechou o set com tranquilidade. No segundo set, o argentino perdeu dois break points, mas quebrou o saque de Garin. Coria, no terceiro game, chegou a ter 15/40, viu o adversário empatar o jogo, mas obteve a quebra do serviço, dominou o restante do set fechando-o em cerca de 31min e garantiu a vaga para a próxima fase.  

Fernando Verdasco (ESP) venceu Dusan Lasovic (SRB) por 2 sets a 0 (7/6 e 6/3) em 1h53min, após estar atrás por 4/1 no primeiro set com muitas dificuldades no seu saque, mas reagiu mudando o seu estilo de jogo, que inicialmente era mais agressivo, e levou o set inicial ao tie-break. No game final, Verdasco chegou a abrir 4/0, Lasovic encostou em 5/4, mas o espanhol tinha dois saques para fechar o set e não desperdiçou as chances.  

No segundo set, o jogo foi muito equilibrado e o sérvio teve uma chance de abrir vantagem no quinto game, mas Verdasco salvou e se manteve na partida. No game oito, o espanhol quebrou o serviço sem dar chances para Lajovic e, em seguida, fechou o jogo, com o apoio do público presente, na Quadra 1.  

Benoit Paire (FRA) foi eliminado após perder para Francisco Cerundolo (ARG) por 2 sets a 1 em 2h08min de jogo. No primeiro set, o argentino começou bem a partida já quebrando o serviço e abrindo 2/0, mas o francês, em games disputados, virou o jogo. Só que após Paire fazer 3/2, Cerundolo reagiu e virou o jogo. No último game do set, o francês acertou algumas bolas na rede, o que lhe rendeu vaias ao fechar em 3/6 para o rival. Entretanto, ele se recuperou no segundo set apostando em bolas curtas e slices e arrancou aplausos do público pelos belos lances. Além disso, Paire neutralizou os potentes saques de Cerundolo, quebrou o serviço no nono game, após ser quebrado dois games antes, e empatou o jogo conseguindo 6/4 no 2° set.  

Benoit Paire em ação no jogo contra Francisco Cerundolo (Foto: Lucas Furtado Isaias)
 
Francisco Cerundolo em ação na partida contra Benoit Paire (Foto: Lucas Furtado Isaias)

No 3° set, muitos erros dos dois tenistas, mas o argentino fechou o jogo com tranquilidade em 6/2 conseguindo duas quebras de saque e avançou para segunda rodada. Dois torcedores também chamaram a atenção com sua torcida para Paire. Os mesmos torcedores que estiveram, no dia anterior, na partida das duplas, entoaram cânticos a favor do tenista o tempo todo e em diversos momentos foram advertidos pelo juiz da partida por atrapalhar o jogo. Após o set vencido por Paire, eles, assim como ocorreu no jogo das duplas, entoaram La Marseillase, o hino nacional francês.  

Outros dois jogos de simples marcaram a primeira rodada: Fábio Fognini (ITA) derrotou Facundo Bagnis (ARG) por 2 sets a 0 (6/2 e 6/4) em 1h13min de jogo e Federico Delbonis (ARG) derrotou o Daniel Galan (COL) por 2 sets a 1 (3/6, 6/3 e 6/2) em 1h53min de jogo.  

Nas duplas, o único jogo do dia foi entre tenistas da Argentina e da Espanha e Carlos Alcaraz e Pablo Carreño Busta levaram a melhor sobre Diego Schwartzman e Maximo Gonzalez, de virada, por 2 sets a 1. Os argentinos levaram a melhor no set inicial, com domínio total, vencendo por 6/1, mas os espanhóis reagiram no segundo set e venceram por 6/3. No terceiro set, que nas duplas é um super tie-break, Alcaraz e Busta levaram a melhor.  

Antes da partida entre Paire e Cerundolo houve uma apresentação de “cãesdula” pegando a bolas de jogadores. A ação é da Premier Pet, em conjunto com o torneio, que apresentou seis cães que fizeram a festa e chamaram a atenção do público ao pegar as bolas. Todos os cães estão disponíveis para adoção.  

Programação do Dia 3 do Rio Open 2022 

Quadra Central Guga Kuerten 

16h30 

Fernando Verdasco X Federico Coria  

Não Antes das 19h 

Pablo Carreño Busta X Fabio Fognini 

Pedro Martínez X Diego Schwartzman  

Quadra 1 

16h30 

Jamie Murray/Bruno Soares X Rogério Dutra Silva/Orlando Luz 

Santiago Gonzalez/Andres Molteni X Pablo Cuevas/Marcelo Melo 

Marcels Granollers/Horacio Zeballos X Rafael Matos/Felipe Meligeni 

Quadra 2 

16h30 

Lorenzo Sonego/Andrea Vavassori X Juan Sebastian Cabal/Robert Farah 

Albert Ramos Viñolas X Pablo Andujar  

Após Descanso  

Simone Bolelli/Fabio Fognini X Ariel Behar/Gonzalo Escobar 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s