Foto de Capa: Thaís Magalhães/CBF
Por Lucas Furtado Isaias
O Brasil dominou o jogo, mas teve dificuldades para atacar a Finlândia e terminou o seu último jogo no Torneio Internacional da França com um empate de 0 a 0. Com o resultado, a equipe comandada por Pia Sundhage terminou com 2 pontos somados. Além das dificuldades ofensivas, a Seleção terminou com uma preocupação com a Duda que sofreu um choque, na primeira etapa, e precisou ser levada a um hospital em Caen, cidade onde é realizada o torneio. A França é a campeã do torneio e terminou sua participação com uma vitória de 3 a 1 sobre a Holanda.
O primeiro tempo começou com o Brasil buscando chances para o gol e aos 6min, Marta criou a primeira grande jogada de perigo após receber a bola de Ary Borges, a goleira Korpela espalmou, mas a craque brasileira pegou o rebote e acabou chutando para fora com Kuikka ajudando no desvio. Dois minutos depois, Ary tentou fazer um gol fora da área, mas a bola foi para fora.
Aos 18min, Letícia cruzou da linha de fundo, a goleira finlandesa defendeu, mas Debinha pegou o rebote e chutou pro gol, mas Westerlund, de cabeça, tirou da zona de gol. Em seguida, na cobrança de escanteio, Duda teve um choque com a defesa finlandesa e caiu no gramado, depois saiu do gramado com muitas dificuldades de pisar no chão. O médico da Seleção, Nemi Sabeh detectou uma lesão na região da crista ilíaca e ela foi levada por enfermeiros a um hospital na cidade de Caen, onde foi ocorreu a partida, para a realização de exames de imagem. Aos 37min, Marta recebeu a bola de Geyse que driblou a marcação e chutou, mas Korlepa defendeu. Três minutos depois, Marta tentou de novo, a bola parou na defesa e no rebote a goleira finlandesa defendeu mais uma vez. A Finlândia teve poucas chances ao gol na etapa, a mais perigosa foi aos 26min com Franassi que, da entrada da área, fez um chutaço, mas Lorena espalmou para fora.
A defesa finlandesa continuou a cumprir o seu papel e impedia ao máximo que o Brasil finalizasse pro gol. Aos 6min, Ana Vitória finalizou pro gol, mas a bola bateu na trave. O mesmo destino teve a finalização da Debinha, quatro minutos depois. Aos 42min, Tamires recebeu um passe de Marta, mas a bola bateu na defesa e a lateral pegou o rebote, só que a finalização foi para fora. A Suécia teve poucas chances para ameaçar o gol brasileiro, mas sem sucesso e a mais próxima do gol foi aos 35min, com passe de Danielsson para Franassi que acabou sendo cortado pela defesa brasileira.
A equipe brasileira volta do torneio, além do resultado contra a Finlândia, com um empate para a Holanda (1 a 1) e uma derrota, de virada, para as francesas por 2 a 1. Ainda não está definido os próximos confrontos da Seleção. Haverá Datas FIFA entre os dias 4 e 12 de abril e de 20 a 28 de junho. A Copa América ocorrerá de 8 a 30 de julho.
Ficha Técnica:
Brasil: Lorena, Letícia Santos, Tainara, Rafaelle (Daiane) e Tamires; Angelina, Kerolin (Luana), Ary Borges (Geyse) e Duda (Ana Vitória); Debinha (Ludmilla) e Marta. Técnica: Pia Sundhage
Finlândia: Korpela, Pikkujämsä, Hyyrynen (Ahtinen), Westerlund e Kuikka; Öling (Kollanen), Engman, Summanen e Koivisto; Franssi (Rantala) e Sälström (Daniellsom). Técnica: Anna Singeul
Arbitragem: Árbitra – Victoria Bayer, Assistentes – Jennifer Maubacq e Solenne Bartnik e Quarta Árbitra – Emeline Rochebiliere
Cartão Amarelo: Pikkujämsä e Summanen (Finlândia)