Exxexx: conheça os criadores do vestido da Linn no Mais Você

Foto de Capa: Linn usando o vestido da Exxexx, criado por Maria e Saulo. (Reprodução/TV Globo)

Por Sol Barreira

Linn da Quebrada foi a eliminada do BBB no domingo (10/04) e no dia seguinte foi a convidada da Ana Maria Braga no programa Mais Você. Além da personalidade brilhante da cantora, outra coisa que causou frisson foi seu vestido, que foi muito elogiado pela apresentadora, de animal print, da marca paulistana Exxexx, criadapela estilista Maria Valentina durante a pandemia e que conta com a colaboração criativa do estilista e modelo Saulo Piton.

Maria Valentina, criadora da marca Exxexx, usando o mesmo vestido que Linn usou no Mais Você. (Foto: acervo da entrevistada)

Em um bate-papo videochamada, a designer contou como é importante a cantora usar sua peça, “enquanto comunidade (trans) é muito importante ela estar usando a nossa peça. Acho que tanto pra mim quanto pra ela. Nós podemos nos apoiar.” Sobre o vestido a estilista disse, “eu adoro animal print, se pudesse estava usando agora, nessa coleção temos mais algumas peças com estampas de animais incluindo um biquíni.”

 O colaborador criativo, Saulo Píton, completou, “existe uma facilidade para corpos cisgêneros estarem em evidência e a Lina é história nesse quadro do entretenimento no Brasil. A gata é de fato essa travesti que ganhou essa visibilidade absurda e foi uma honra enorme ter a travesti do momento usando a marca da Val”.

Maria conta qual a importância da moda e da sua marca durante esse momento político do país, “a moda atualmente é bem importante, principalmente para pequenos estilistas. Estilistas independentes. A moda em si, essa moda gigantesca, a moda que acontece e a moda do Brasil também, que é inspirada no exterior, a gente tá conseguindo caminhar e ter essa visibilidade, ainda que pouca. Esse está sendo um grande momento de visibilidade, de crédito para pequenos estilistas. Que não tem patrocínio, que não tem suporte financeiro e que fazem as coisas com amor e com a esperança de que vamos ganhar reconhecimento”.

 Quando questionados se faltava diversidade nos quesitos de gênero, tamanho e raça, ambos foram categóricos na afirmativa, “eu acredito que falta a normalidade porque toda vez que se põe um corpo gordo, um corpo preto, um corpo trans, se tem sempre a sensação de que eles estão ali para cobrir uma cota e não por conta de uma normalidade social”.

O colaborador criativo, Saulo Piton, modelando com uma das peças da Exxexx (Foto: Acervo do entrevistado)

Quando perguntada sobre quais suas inspirações, a designer foi assertiva, “posso dizer que sou eu mesma? Eu sempre faço uma peça pensando em vender, mas também em vesti-la. Eu faço e penso “eu gosto?” Geralmente algo sensual, que destaque meu corpo, mas gostava de algo mais extravagante, umas capas, mas queria usar com um vestidinho que acentuasse meu corpo, queria usar algo sexy por baixo.  Mas além disso, eu me inspiro muito nas viagens que eu faço, em artistas, às vezes eu vejo uma artista e penso nela usando uma roupa que eu poderia fazer”.

 Saulo conta sobre a roupa que a amiga estava usando no dia em que se conheceram, “a gente se conheceu com ela sendo minha cliente. Ela usava umas capas esvoaçantes e animal print. E ela sempre sentiu falta de usar algo que ressaltasse o corpo dela”.

 Os planos futuro da marca, segundo os são, “estamos com uma coleção já planejada e acho que o natural é entrar em um grande evento de moda, um São Paulo Fashion Week. E mais futuramente, quem sabe, abrir uma loja física”.

 As peças da Exxexx podem ser adquiridas na loja física Das Haus, na Rua Augusta 2690, em São Paulo e através do direct da marca no Instagram (@Exxex_x) e Whatsapp.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s