Foto de capa: Reprodução/internet
Por Rafaela Bittencourt
Antes de falar o que as tendências trouxeram para 2022, é bom começar explicando o que é uma tendência. Entrando no eixo da moda, a tendência está relacionada com o que está em alta e o que está sendo consumido em um determinando momento pelas pessoas. Normalmente, elas são divulgadas por influencers e blogs que acabam expandindo a marca de roupa, acessórios e por aí vai até virar uma tendência e pessoas anônimas se influenciarem ao ponto de querer consumir o produto. Como ficaram as tendências de moda 2022 pelas estações do ano?
Verão
As cores quentes, que nos transmitem uma sensação de calor, alegria e descontração, se tornaram um marco para essa estação, para se sentir leve e bem agradável. A estação do verão 2022 foi muito focada em modelos de estampas, detalhes de roupa e os diversos acessórios. Essa proposta era mostrar que você pode estar mais simples, mas bem arrumado e bastante confortável.

Primavera
Seguindo um pouco a proposta da estação verão 2022, a estação primavera trouxe um diferencial, com cores mais suaves, com tons pastéis, dando um “ar” de positividade e personalidade descolada e sutil. Na primavera não só se recuperaram peças do passado, mas também tecidos com um toque clássico e artesanal, como o crochê. Trazendo o clássico de volta, a roupa ficou sofisticada. E tem o cetim que foi muito procurado, por ser um tecido muito versátil que pode ser usado em qualquer momento do dia, tanto com os looks formais como informais. Estilistas como Etro e Fendi apostaram muito no cetim nesta estação, utilizando-o em vestidos e até em calças. Dior, por outro lado, continuou a usá-lo em vestidos.

Outono
A estação Outono 2022 trouxe uma proposta para destacar o conforto, praticidade e a elegância no frio. Com a escolha da alfaiaria, conjuntinhos, casacos grandes, cores vibrantes, transparência e muito volume nas roupas, torna a roupa equipada e muito alinhada. A moda oversized é inspirada no tretear dos anos 1990, quando faziam sucesso elementos do hip-hop, do grunge e da estética esportiva. Agora, aparece em composições modernas e de alfaiataria, solidificando, inclusive, a tendência da moda agênero. Sobre os calçados, para essa estação, as botas de cano alto chamam muito a atenção e compõem o look com saia traspassada e vestidos longos. Uma forma de propor uma sensualidade e uma atitude de poder mesmo com um tempo fechado. Em contrapartida, as transparências fazem sobreposição na composição do look e as cores vibrantes ultrapassam os dias mais quentes e fazem bonito em composições de inverno. Vermelho, Pink, verde e azul foram bastante trabalhados nas novas coleções de luxo, principalmente na tendência color blocking, combinando duas ou mais tonalidades em um mesmo look.

Inverno
Uma adaptação que voltou a fazer parte de 2022, foi a minissaia, porém agora com a cintura alta, podendo usar até em épocas mais quentes. Essa minissaia fica muito bonita se usada com uma meia calça. Outra tendência para essa estação que voltou com tudo foram as plumas que com o saudosismo de época, montou um look afetuoso e moderno para 2022. Para quem gosta de looks mais discretos, mas sem deixar o fashionismo de lado, existem opções com detalhes em plumas em mangas da blusa, barra da calça ou em sapatos. Na alfaiataria, os cortes são refinados, trazendo um estilo impecável e um esporte mais descolado. Dá para reinventar o look misturando outras peças.
Assim como nas jaquetas, a modelagem oversized dos blazers é uma das tendências de inverno 2022. O mini tailleur também tem sido um sucesso nesse ano e promete estar presente nas estações mais frias do ano. Esse termo vem de tailleur, que é um conjunto de blazer com calça ou saia, mas na versão mini tailleur, o conjunto é composto por um blazer e uma minissaia, combina muito com uma bota de cano alto.
