FACHA fecha parceria com Usina de Startup

Foto de Capa: Flavia Freitas

Por Lucas Furtado Isaias

A FACHA, em 17 de maio, assinou uma parceria com a Usina de Startup, empresa de suporte a startups para apoio e auxílio no desenvolvimento de projetos na área. O contrato foi assinado por Leonardo Neto, fundador e CEO da empresa, e Márcia Alonso, diretora-geral da FACHA e presidente da Organização Hélio Alonso de Educação e Cultura (OHAEC). O acordo prevê que a empresa vai auxiliar e dar suporte aos alunos da faculdade na construção de startups.  

O evento de assinatura de contrato contou com a presença da vice-diretora e superintendente financeira da FACHA e diretora financeira da OHAEC, Andreia Alonso, da diretora acadêmica da FACHA, Flávia Maranho, de coordenadores de diversos cursos da instituição, da gerente de Relações Públicas e Comunicação da Usina das Startups, Ângela Grammatico e da gerente de marketing da Usina, Júlia Grammatico.  

A Usina de Startup é uma venture build group com atuação há seis anos no mercado no desenvolvimento e aceleração de startups locais e promoção de negócios em escala global. A empresa hoje está presente em dez países e promove soluções entre os países em que ela está atuando. Em declaração ao Em Todo Lugar, Leonardo explicou como será o projeto.  

“Primeiro impacto é transformar as ideias que os alunos têm em negócios juntamente com o capital intelectual da FACHA, apoiá-los, transformar essas ideias que estão perdidas e vai criar um modelo de negócio, plano de marketing e um plano de vendas. Vamos transformar sonhos em empresas e quando as empresas estiverem no papel, vamos tirá-las e encubá-las dentro deste programa com a FACHA”, comentou Leonardo.   

Na cerimônia, Leonardo e Márcia celebraram a parceria e falaram da importância do acordo para o desenvolvimento dos alunos e para que eles possam transformar ideias em projetos com todo o auxílio necessário.  

“Eu acredito que esta parceria vai viabilizar e materializar as ideias e transformar em negócios, serviços e produtos e levá-los ao mercado, a outras empresas. E todo o conteúdo acadêmico que eles aprendem vai ser facilmente aplicável com uma empresa que tem isso como o seu principal negócio”, disse Márcia Alonso.  

Leonardo Neto e Márcia Alonso assinando o contrato de parceria da FACHA e da Usina de Startup (Foto: Lucas Furtado Isaias)

As startups vêm ganhando cada vez mais espaço com projetos que crescem e se transformam em grandes empresas e marcas valiosas no mercado, mas também há startups que não conseguem se desenvolver e acabam não conseguindo se sustentar e tendo um fim rapidamente. Ter uma parceria que possa dar dicas, orientações e o suporte é importante para que todos os passos de construir um novo negócio possam ser facilitados e mais bem-sucedidos.  

“Muitas startups nascem, triunfam e se tornam grandes empresas mundiais, outras fracassam e aí é justamente por falta de apoio. Quem sabe as startups nascem e não tem apoio na afirmação dela no mercado que é a de incubação. Depois não sabe acontecer, carece de um programa de aceleração para busca de investidores e escalar no mercado e é este o trabalho que a Usina vai desenvolver junto com a FACHA”, disse Leonardo.  

“É fato que a grande maioria das startups acabam sucumbindo, infelizmente. Muitas não conseguem ter longevidade, principalmente com esta crise. Então você ter uma mentoria, um apoio, pessoas que estarão com você te orientando, a possibilidade de reduzir os fracassos é bem maior e a de sucesso, com certeza, cresce. É importantíssimo você ter pessoas com experiência e que saibam te mostrar o caminho. Obviamente, você seguirá o seu, mas ter pessoas te orientando vai facilitar bastante e vai reduzir as chances deles sucumbirem ou desistirem porque muitas desistem porque empreender não é fácil”, comentou Márcia.  

Da esquerda para direita na foto: Ivana Gouveia, Vera Lima, Rafael Melo, Maurício Delayti, Flávia Freitas, Leonardo Neto, Márcia Alonso, Ângela Grammatico, Flávia Maranho, Carolina Médici, Renata Nogueira e Guto Neto (Foto: Lucas Furtado Isaias)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s