Cheerleading em ascensão

Foto de Capa: Instagram/Team Brazil Cheerleading

Por Marina Mendes

O esporte que por muito tempo foi considerado americano, agora ganha força em solo brasileiro. O cheerleading surgiu em 1887, na universidade de Princeton, mas só veio para o Brasil em 2008. O Cheer consiste em equipes, divididas por níveis de habilidade, que apresentam uma rotina com quatro modalidades: stunt, onde há três pessoas levantando uma flyer; os jumps, que são saltos; o tumbling que são as acrobacias e a performance de dança e movimentação dentro do tatame, além disso, os times são divididos em 3 categorias, sendo elas, all star, open ou universitário. 

Em abril de 2022, o team brasil foi até Orlando, na Flórida, para participar do campeonato mundial de cheerleading. A atleta Gabriela Lustosa, de 23 anos, conta que foi uma experiência única, poder estar junto das melhores do Brasil, indo competir e conhecer os melhores do mundo dentro do esporte. A atleta também reforça que, em um país com tão pouco incentivo ao esporte, é muito importante ver os esportes menores ganhando força. 

O Mundial de cheerleading aconteceu nos dias 20 a 22 de abril e teve equipes do mundo todo. Incluindo o Brasil, que esteve presente com três equipes, a all girl elite nível 5, equipe exclusivamente feminina, que garantiu o quarto lugar no ranking geral do campeonato; a all girl junior nível 4, que conta com meninas de até 18 anos e o COED nível 5, equipe mista do team Brasil. O esporte como um todo vem crescendo mundialmente e promete ter sua estreia olímpica em 2028, nas Olimpíadas de Los Angeles, ideia que surgiu devido ao esporte ter nascido nos Estados Unidos. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s