Cursos de Jornalismo e Direito realizam discussão sobre a relação entre Mídia e Direito  

Foto de Capa: Lucas Furtado Isaias

Por Lucas Furtado Isaias

A FACHA realizou, em 17 de maio, um evento sobre o papel e a influência do jornalismo na cobertura de casos que envolvam o mundo jurídico, o Tribunal da Mídia. A palestra contou com a participação do advogado criminalista Ricardo Bello e da repórter da rádio BandNews FM, Thuany Dossares. O evento foi liderado por Carolina Mécidi, coordenadora do curso de Direito da FACHA, e Ivana Gouveia, coordenadora da graduação de Jornalismo e editora-chefe do Em Todo Lugar.  

Thuany falou do seu trabalho nas coberturas dos casos Henry Borel e Flordelis. Ela também resumiu o caso Escola Base e os erros da imprensa na cobertura. Antes, ela comentou as técnicas de apuração para a cobertura policial. Uma delas é sobre as fontes, ela comentou sobre: “as principais fontes que eu tenho até hoje e rendem grandes matérias até hoje é quando comecei como estagiária no São Gonçalo. A fonte é nossa, independente do lugar que estejamos”, comentou. 

  • A repórter da rádio BandNews FM, Thuany Dossares no evento Tribunal da Mídia (Foto: Lucas Furtado Isaias)
  • A coordenadora do curso de Jornalismo e editora-chefe do Em Todo Lugar, Ivana Gouveia mediando o evento Tribunal da Mídia (Foto: Lucas Furtado Isaias)
  • A coordenadora do curso de Direito, Carolina Médici no evento Tribunal da Mídia (Foto: Lucas Furtado Isaias)

Bello fez a relação direito, sociedade e mídia. Ele comentou que acredita que a sociedade não tem maturidade pra presumir a inocência diante dos pré-julgamentos que são nos mais diferentes aspectos. O advogado também comentou sobre os sentimentos que as pessoas têm ao ver casos que estão na justiça. “Nós temos o direito de ter todo o tipo de emoção, mas quando você é técnico, você não pode ser. Hoje está tudo muito polarizado, você quer arrumar alguém para torcer e o processo penal não é um jogo”, comentou.  

O público também fez perguntas e comentários sobre o papel da imprensa na cobertura de grandes crimes e julgamentos e sobre como a cobertura influencia no pensamento e na decisão do público sobre os casos julgados.  

Coordenadoras da FACHA, Ivana Gouveia e Carolina Médici mediando o debate. (Foto: Lucas Furtado Isaias)  

Você pode assistir o evento, na íntegra, aqui: 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s