Com facilidade, Boston derrota Miami fora de casa e empata a série 

Foto de Capa: Michael Reaves / Getty Images 

Por Raphael Matheus

O Boston Celtics venceu o jogo 2 das finais da Conferência Leste por 127-102 e roubou o mando de quadra de seu adversário. Para a segunda partida, o principal ajuste feito por Boston veio das suas estrelas Jayson Tatum e Jaylen Brown. Ambos os astros fizeram ótimas leituras da defesa de Miami e distribuíram excelentes passes para seus companheiros, apresentaram um elevado nível de concentração, foco e cuidado com a bola, algo que foi ausente na primeira partida do confronto quando a dupla cometeu uma série de decisões questionáveis. Além disso, ambos os astros apresentaram uma agressividade ofensiva contra a forte defesa individual de jogadores do Miami Heat, como PJ Tucker por exemplo, o principal defensor de Jayson Tatum. Apesar de parecerem simples, tais ajustes foram cruciais para os Celtics empatarem na série.  

A defesa de Boston esteve sob total controle durante o primeiro tempo. Múltiplas coberturas e diversos planos de jogo foram apresentados para defender Tyler Herro e Jimmy Butler, o que confundiu o time de Miami. Dessa forma, a equipe dos Celtics não permitiu que seu adversário encontrasse uma forma consistente de estabelecer um ritmo ofensivo. Logo, as únicas soluções possíveis para a equipe mandante encontrar cestas fáceis seriam através de: sua defesa (consequentemente, saindo em transição), rebotes ofensivos ou lances livres, porém a disciplina demonstrada por Boston no lado defensivo da quadra durante toda partida, o impacto das voltas de Al Horford e Marcus Smart (que trouxeram muita calma e tranquilidade para o restante do time) e as estrelas Jayson Tatum e Jaylen Brown protegendo a bola no ataque impossibilitaram que o Miami Heat encontrasse qualquer solução para mudar o andamento de uma partida que foi totalmente controlada pela equipe visitante.   

Voltando da lesão que o tirou do jogo 1, Marcus Smart foi o destaque do segundo jogo com uma performance espetacular de 24 pontos, 9 rebotes, 12 assistências, 3 roubos de bola e um toco em 40 minutos de ação. O armador titular dos Celtics demonstrou-se muito confortável arremessando de fora do perímetro (5-12 em aproveitamento nas bolas de três pontos), criou muitos espaços para Tatum e Brown ao atacar o garrafão, atrair a atenção da defesa e realizar o passe no momento certo, além de ter ditado o ritmo para sua equipe no lado defensivo da quadra, ilustrado pelo baixo aproveitamento de Miami em arremessos defendidos por Marcus Smart (apenas 3 conversões em 11 tentativas, totalizando 27%). O camisa 36 teve enorme impacto em diversas áreas no jogo 2 e ficou apenas a um rebote de alcançar um triplo-duplo, que seria o terceiro de sua carreira.  

Para o restante das finais, o principal problema que Miami busca solucionar é a falta de produção ofensiva de suas peças complementares. Enquanto Jimmy Butler soma 70 pontos na série até então, o restante do elenco combina para apenas 74 e as principais críticas foram direcionadas a Bam Adebayo, que teve apenas 6 pontos no jogo 2. O pivô do Heat tem médias de apenas 13.6 pontos e 7.5 rebotes por partida nos playoffs, uma queda significativa quando comparado aos seus números na temporada regular, e precisa ser mais agressivo ofensivamente para a equipe do Sul da Flórida ter melhores chances de vencer a série. Se Miami pode tirar algo de positivo da partida foi a performance de Duncan Robinson no segundo tempo. Apesar de não ter convertido arremessos de três pontos (0-4), o jogador teve 6 pontos, 5 rebotes, 3 assistências, um roubo de bola e um toco em apenas 13 minutos em quadra. Considerando as ausências de PJ Tucker e Kyle Lowry (lesionados e sem previsão de retorno), é de se esperar que Duncan receba a oportunidade de atuar no terceiro jogo pelo seu potencial de produção ofensiva, área que o Miami Heat precisa melhorar para buscar uma vitória fora de casa.  

Melhores momentos do Jogo 2 – Youtube ESPN Brasil/Reprodução

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s