Em grande performance de Bam Adebayo, Miami vence jogo 3 e retoma liderança da série  

Foto de Capa: NBA Twitter 

Por Raphael Matheus

Em partida marcada por muitas lesões e largas sequências de pontuação de ambas as equipes, o Miami Heat saiu vitorioso do jogo 3 das Finais da Conferência Leste pelo placar de 109-103, recuperou seu mando de quadra e lidera a série por 2-1.  

Antes do início da partida, Miami recebeu ótimas notícias que informavam o retorno de Kyle Lowry para o quinteto titular. Apesar da volta do armador e o impacto de sua presença, Bam Adebayo foi a peça fundamental de Miami para o triunfo no terceiro confronto. Muito criticado pela performance ruim no segundo jogo (quando fez apenas 6 pontos), Bam mudou sua abordagem para o jogo 3, começou a partida de forma agressiva, procurou estabelecer um bom ritmo ofensivo e terminou com impressionantes 31 pontos (15-22 nos arremessos de quadra), 10 rebotes, 6 assistências e 4 roubos de bola.  

Os turnovers foram cruciais para o desfecho da partida. Enquanto Miami teve apenas 8, Boston cometeu 23, que foram causados, principalmente, pela intensidade defensiva apresentada pelos atletas do Miami Heat, com destaque para PJ Tucker (principal responsável por defender Jayson Tatum) e Victor Oladipo, que veio do banco no segundo tempo e teve impacto significativo defendendo Jaylen Brown. Ambos os jogadores tiveram grande participação nos 19 roubos de bola registrados pela equipe do Heat, recorde da franquia em playoffs. A agressividade na marcação individual (forçando as estrelas de Boston a tomar decisões equivocadas) e interceptação nos passes foram importantes fatores para ocasionar tais roubos de bola que permitiram a equipe visitante jogar em transição, área em que Kyle Lowry fez grande contribuição desde o início da partida por sua habilidade de aumentar a velocidade de jogo de seu time e encontrar seus companheiros na quadra aberta, o que facilitou as execuções ofensivas do Miami Heat e prejudicou a defesa do Boston Celtics.  

Pela significativa disparidade em turnovers cometidos, a diferença entre o número de arremessos tentados por cada equipe foi determinante para o resultado da partida (92 tentativas para Miami, enquanto Boston teve apenas 70). Logo, pelo baixo número de posses desperdiçadas, a equipe visitante teve mais chances de pontuar que seu oponente, enquanto para os mandantes, muitas ações ofensivas encerravam-se em erros e oportunidades de contra-ataque cedidas para o adversário.  

Os ajustes necessários para Boston, que buscará o empate da série no jogo 4, passarão pela sua dupla de all-stars. Apesar dos espetaculares 40 pontos e 9 rebotes no jogo 3, Jaylen Brown cometeu 6 turnovers na partida, enquanto o companheiro Jayson Tatum, 7, combinando para 13 perdas de posse de bola, fator crucial para a vitória do Miami Heat. Portanto, para o quarto confronto, a maior responsabilidade estará nas mãos de suas estrelas, especialmente Tatum, que teve apenas 10 pontos (3-14 em seus arremessos, totalizando 21% de aproveitamento), 6 rebotes e 4 assistências na partida e precisa dar uma resposta aos seus torcedores no TD Garden.  

Melhores momentos do jogo 3 – Reprodução Youtube / ESPN Brasil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s