FACHA recebe Marcelli Valle em palestra sobre estratégia de Branding no BBB 

Foto de Capa: Thiago Maia

Por Lucas Holanda

Marcelli Valle foi a convidada da FACHA para a palestra na noite de 26 de maio. Ela falou sobre as estratégias de Branding utilizadas pela Americanas durante o BBB e após o fim do programa, aproveitando principalmente o jingle da marca e interações nas redes sociais. 

A gerente de branding contou a importância de se ter um jingle, pois a letra, com o auxílio dos instrumentos, fixa-se na mente do telespectador, permitindo que ele lembre daquele simples refrão em qualquer momento e associe à marca. A propaganda musical da Americanas, utilizada durante o BBB 22, foi gravada em vários gêneros musicais, e o piseiro foi selecionado para estar em todos os comerciais até o atual momento. 

A palestrante ouviu as dúvidas dos alunos presentes no auditório e dos telespectadores no canal da Faculdade FACHA no Youtube, utilizando sua experiência para orientá-los. Ela respondeu questões como a relação da Americanas com a equipe e participantes do BBB, interação da marca com o telespectador, audiência e repercussão. 

Sobre o que fazer quando a marca fica malvista por conta de um participante que o público detesta, ela explicou que a marca precisa estar atenta para não ser representada pelo brother. O desempenho dele pode atrapalhar a publicidade. Nesse caso, deve-se fazer interações com o telespectador para que a marca tenha sua própria identidade. 

Heron Rezende, aluno de Jornalismo tirando dúvidas na palestra (Foto: Thiago Maia) 

A interação da marca foi outro ponto citado, Marcelli comentou que os social media ficam responsáveis por entreter os telespectadores nas redes sociais, sempre atentos aos assuntos mais comentados do programa para criar uma publicação. Eventualmente os perfis das marcas realizam ações conjuntas, respondendo a publicação da outra, e a discussão entre elas faz o público buscar mais o perfil de ambas. 

A palestrante também explicou a função das equipes responsáveis pela Americanas, mencionando que durante o BBB são 50 pessoas separadas em times de marketing, planejamento, comunicação, evento e design. Os designados dedicam todo seu tempo exclusivamente a ele, pois toda interação é importante para que a marca possa consolidar-se e ser lembrada pelos telespectadores após o programa. 

Você pode assistir o evento na integra aqui:  

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