Ferrari comete erro grave e Sergio Pérez vence o Grande Prêmio de Mônaco

Foto de Capa: Twitter F1

Por Raphael Matheus

Mônaco é o glamour da Fórmula 1 e onde as melhores performances são testemunhadas. Se o basquete possui o Madison Square Garden e o futebol o Maracanã, as ruas de Monte Carlo têm o poder de reunir todos os amantes do automobilismo e inspirar os pilotos que sonham em vencer a prova um dia. Tal sonho que foi realizado por Sergio Pérez, vencedor do Grande Prêmio de Mônaco de 2022 pela primeira vez em sua carreira. O piloto mexicano conquistou a terceira vitória em seus 12 anos de Fórmula 1, além de ser a primeira na atual temporada.  

Devido aos poucos pontos de ultrapassagem na pista, a estratégia de paradas no pit-stop da equipe, combinado com o gerenciamento de pneus e habilidades defensivas dos pilotos, são aspectos fundamentais para confirmar o lugar mais alto no podium em Mônaco. Em função das fortes chuvas que postergaram o começo da prova, todas as equipes receberam o desafio de buscar a melhor estratégia possível para surpreender seus adversários, especialmente os dois times que protagonizam a disputa do título de 2022 até aqui, Red Bull e Ferrari.  

A Scuderia italiana ocupou as duas primeiras posições no grid de largada, com Charles Leclerc na pole position e Carlos Sainz na segunda colocação, enquanto a fila seguinte pelos carros da equipe austríaca, com Sergio Pérez começando a prova em terceiro e Max Verstappen em quarto. Todavia, uma falta de comunicação entre os engenheiros da equipe Ferrari fez o piloto monegasco entrar para os boxes na mesma volta que o companheiro espanhol. O erro gravíssimo causou uma significativa perda de tempo para o vice-líder do Campeonato Mundial de Pilotos, além da perda do primeiro lugar, já que liderava a prova confortavelmente até o ocorrido. A situação piorou quando Sainz saiu dos boxes e se deparou com o carro de Nicolas Latifi (Williams), claramente mais lento, o que tirou a possibilidade de o piloto da Ferrari ter a pista limpa e alcançar bom ritmo de velocidade logo na saída dos boxes. A Red Bull aproveitou os erros da Ferrari e chamou seus dois pilotos para trocarem o jogo de pneus na mesma volta, estratégia que colocou Sergio Pérez na liderança da prova e Max Verstappen na terceira posição, ambos uma posição à frente dos pilotos da Scuderia italiana. Apesar da escolha por pneus médios, maior tendência a desgaste quando comparados aos pneus duros dos carros Ferrari, ambos os pilotos da Red Bull se defenderam bem e mantiveram suas posições até o final da prova.  

Pérez comemora sua primeira vitória no templo do automobilismo – Twitter F1

George Russell e Lando Norris fizeram excelente prova e terminaram, respectivamente, na quinta e sexta colocação. George adicionou mais um quinto lugar para a sua coleção e ainda é o único piloto a terminar todas as corridas entre os cinco primeiros colocados. Já Lando Norris deu continuidade a boa temporada que vem fazendo ao terminar em sexto lugar. Na reta final da prova, o piloto da McLaren colocou pneus médios e conseguiu diminuir 30 segundos de vantagem para George Russell, que vinha confortavelmente na quinta colocação, e ambos protagonizaram uma briga interessantes nos trechos finais, porém não o suficiente para ocorrer ultrapassagens e as posições foram mantidas.  

Os campeões mundiais Fernando Alonso e Lewis Hamilton protagonizaram interessante disputa pela sétima colocação logo nas primeiras voltas da corrida. O espírito de luta do espanhol prevaleceu sobre a agressividade do ataque do inglês e as posições foram mantidas até o final da prova. Sétimo lugar para Fernando, que consegue pontos para a Alpine Renault pelo segundo fim de semana consecutivo, enquanto o heptacampeão mundial terminou na oitava colocação.  

Valtteri Bottas finalizou a prova em nono lugar, tal posição que merece ser comemorada pelo finlandês, já que o piloto reclamou do desempenho do carro no circuito ao longo dos treinos livres. Após largar na 12ª colocação, o resultado será motivo de felicidade para a Alfa Romeo.  

Sebastian Vettel (Aston Martin), após conseguir sua melhor posição no grid de largada na temporada (nono lugar), concluiu a zona de pontuação na 10ª colocação numa excelente corrida de recuperação devido aos problemas no carro que o fizeram ir para os boxes no início da prova.  

Esteban Ocon (Alpine Renault) vinha para conquistar a nona posição e mais dois pontos para sua equipe no campeonato de construtores, porém uma punição de cinco segundos foi atribuída ao francês no final da prova, que o levou para a 12ª colocação na classificação final. 

Destaque Positivo – Pierre Gasly 

Pierre Gasly largou em 17º, teve um começo complicado e teve que parar nos boxes logo nas primeiras voltas. Todavia, o piloto da AlphaTauri utilizou belas manobras, realizou ultrapassagens e terminou em 11º lugar, concluindo uma excelente corrida de recuperação do francês.  

Destaque Negativo – Daniel Riccardo 

Daniel Riccardo continua a acumular resultados que ilustram, possivelmente, um dos piores inícios de temporada em sua carreira na Fórmula 1. O piloto australiano não pontuou em seis das sete corridas disputadas até o momento e contribuiu com somente 11 pontos para a McLaren, que observa sua distância para a Mercedes na tabela do Campeonato de Construtores aumentar consideravelmente.  

Classificação Final – Twitter F1

Tabela do Campeonato de Pilotos  

Pilotos  Pontos  
Max Verstappen  125 
Charles Leclerc  116 
Sergio Pérez  110 
George Russell  84 
Carlos Sainz  83 
Lewis Hamilton  50 
Lando Norris  48 
Valtteri Bottas  40 
Esteban Ocon  30 
Kevin Magnussen  15 

Tabela do Campeonato da Construtores 

Equipes  Pontos  
Red Bull  235 
Ferrari  199 
Mercedes 134 
McLaren  59 
Alfa Romeo  41 
Alpine  40 
AlphaTauri  17 
Haas  15 
Aston Martin 
Williams  

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s