Arroz de puta rica, você sabe o que é?  

Por Lucas Holanda

As comidas de boteco vêm conquistando cada vez mais o paladar das pessoas Brasil a fora. Várias capitais brasileiras já organizam concursos dos famosos “tira-gosto” e os bares que ganham o concurso entram no roteiro turístico gastronômico daquela cidade 

A receita que apresentamos hoje tem nome engraçado e, para os mais conservadores é até um nome estranho. 

Esse prato com nome curioso possui uma complexa história por trás dele e se fizer uma rápida busca na internet verá que cada estado brasileiro tem uma receita diferente. O que existe de comum em todos os lugares é a história por trás do prato. 

A comida surgiu nos bordéis do Brasil Colônia quando as prostitutas além de oferecerem seus serviços, também ofertavam o que tinham de refeição para os clientes.  

O prato consiste basicamente em uma porção de arroz junto de diversas carnes. Recebeu o nome “puta rica” porque quanto mais dinheiro a dama tivesse, mais ingredientes eram colocados. Os ingredientes mais comuns além do arroz, é claro, eram carne de frango ou porco e linguiça.  

Embora tenha surgido em bordéis, a mistura de carne e arroz conquistou a barriga de todos e atualmente é vendido em bares e botecos e em cada região do Brasil o prato recebe suas adaptações. Conforme o tempo passou a receita foi variando e o que começou apenas com arroz e carne, hoje pode ser feito acrescentando com ovos, milho e ervilha. 

Foto:
Rights-managed

Aprenda a fazer o arroz de puta rica com o chefe Eduardo Duó. Receita que foi publicada na Folha de São Paulo. 

INGREDIENTES 

4 unidades sobrecoxas de frango 
1 gomo de lingüiça calabresa 
4 unidades costelinhas defumadas 
2 xícaras de arroz 
2 unidades cebolas picadas 
4 dentes de alho picados 
1 unidade ovo cozido ralado 
1 xícara de bacon cortado em cubinhos e fritinho 
4 colheres (sopa) de ervilhas frescas 
4 colheres (sopa) de milho verde 
4 colheres (sopa) de açafrão-da-terra 
4 xícaras de caldo de galinha 
1 talo de cebolinha e salsinha picada para salpicar no final 
sal, óleo e pimenta a gosto 

MODO DE PREPARO 

Tempere as sobre coxas com sal, pimenta, alho e cebola. Refogue o frango e reserve. Corte a lingüiça em rodelinhas e frite-as ligeiramente. Reserve. Cozinhe as costelinhas defumadas e reserve-as também. 

Refogue o arroz no alho e cebola. Acrescente o frango, a lingüiça, a ervilha e o milho. Misture o açafrão ao caldo de galinha e incorpore ao arroz, deixando cozinhar. Para finalizar, espete as costelinhas sobre o arroz, que deve ser salpicado de bacon, tomate, ovo ralado, cebolinha e salsinha. 

Um comentário sobre “Arroz de puta rica, você sabe o que é?  

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s