Conheça a história do Nhoque da Fortuna 

Descubra as origens da tradição que garante trazer sorte e muito dinheiro para a sua vida 

Por Tatiana Marques

Você já ouviu falar no nhoque da fortuna? Reza a lenda que no dia 29 de cada mês, deve-se colocar uma nota de dólar embaixo de um prato de nhoque e ficar em pé para comer os primeiros sete pedaços. Antes de devorar tudo, lembre-se de mentalizar um pensamento positivo a cada bolinha de massa ingerida. 

A simpatia que promete sorte e fortuna para o mês seguinte teve origem no século IV. Um santo da igreja católica, faminto, vagava à procura de uma refeição em um vilarejo italiano. 

São Pantaleão, camuflado com roupas de andarilho, batia de porta em porta pedindo um bom e quente prato de comida. Finalmente, uma família cedeu espaço à mesa para o desconhecido mesmo tendo pouca comida para oferecer. 

Todos tiveram que se contentar com apenas sete pedaços de nhoque. São Pantaleão comeu, agradeceu e retirou-se. Ao tirar a mesa a família se surpreendeu com o presente deixado pelo santo: moedas de ouro embaixo de cada prato. 

A superstição atravessou os séculos e o costume passou por algumas mudanças. Há os que acreditam que a nota deva ser mantida embaixo da louça até o próximo dia 29. Outros já crêem que comer sentado não prejudica o resultado final. 

Existem várias receitas de nhoque mundo a fora. O que caracteriza o “nhoque da fortuna” é o ato de comer essa refeição em pé e com uma nota embaixo do prato. Sentado ou em pé confira a seguir duas receitas de nhoque para te inspirar a participar da tradição. 

Nhoque de abobora:

Tempo de preparo: 80 min 

Rendimento: 1 porção 

Ingredientes:

500 g de abóbora

noz-moscada a gosto 

pimenta-do-reino a gosto 

1 gema de ovo 

sal a gosto 

50 g de queijo parmesão ralado 

3 colheres de sopa de farinha de trigo  

 Modo de Preparo 

Corte a abóbora em pedaços e coloque no forno por cerca de 40 minutos. Depois, retire a casca. Amasse a polpa até formar um purê. Feito isso, envolva-o em um pano e esprema-o para tirar o excesso de líquido. Coloque o purê em uma vasilha e tempere com pimenta, sal e noz-moscada. Só então acrescente a gema e o parmesão ralado, misture bem. Aos poucos, vá adicionando a farinha de trigo. Com uma colher, forme os pedaços de nhoque com as mãos, para então colocá-los na água fervente. Depois das bolinhas subirem até a superfície escorra a água do cozimento e sirva  com o molho de sua preferência e aproveitar!  

Nhoque de bata:

Tempo de preparo: 60 min

Rendimento: 6 porções

Ingredientes: 

6 batatas  

sal a gosto 

1 xícara de farinha de trigo 

Molho: 

1 lata de molho de tomate 

1 pacote de queijo ralado 

1 colher de sopa de azeite

2 tabletes de caldo de carne 

½ kg de carne moída

½ cebola 

Modo de preparo:

Cozinhe as batatas até ficarem macias. Em seguida, descasque e esprema as batatas ainda quentes. Acrescente aos poucos a farinha e o sal. Após amassar bem deposite o conteúdo sobre uma mesa enfarinhada e faça rolinhos. Corte em pedaços parecido e leve ao fogo em uma panela de água com um pouco de sal. Assim que ferver, coloque os nhoques na água e aguarde até que comecem a flutuar. Escorra água do cozimento e por fim ponha o conteúdo em um refratário, junte o molho e sirva. Agora, é só escolher a receita que mais gostou e deliciar-se! Não esqueça o dólar, afinal, não custa nada tentar. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s