Descubra as origens da tradição que garante trazer sorte e muito dinheiro para a sua vida
Por Tatiana Marques
Você já ouviu falar no nhoque da fortuna? Reza a lenda que no dia 29 de cada mês, deve-se colocar uma nota de dólar embaixo de um prato de nhoque e ficar em pé para comer os primeiros sete pedaços. Antes de devorar tudo, lembre-se de mentalizar um pensamento positivo a cada bolinha de massa ingerida.
A simpatia que promete sorte e fortuna para o mês seguinte teve origem no século IV. Um santo da igreja católica, faminto, vagava à procura de uma refeição em um vilarejo italiano.
São Pantaleão, camuflado com roupas de andarilho, batia de porta em porta pedindo um bom e quente prato de comida. Finalmente, uma família cedeu espaço à mesa para o desconhecido mesmo tendo pouca comida para oferecer.
Todos tiveram que se contentar com apenas sete pedaços de nhoque. São Pantaleão comeu, agradeceu e retirou-se. Ao tirar a mesa a família se surpreendeu com o presente deixado pelo santo: moedas de ouro embaixo de cada prato.
A superstição atravessou os séculos e o costume passou por algumas mudanças. Há os que acreditam que a nota deva ser mantida embaixo da louça até o próximo dia 29. Outros já crêem que comer sentado não prejudica o resultado final.
Existem várias receitas de nhoque mundo a fora. O que caracteriza o “nhoque da fortuna” é o ato de comer essa refeição em pé e com uma nota embaixo do prato. Sentado ou em pé confira a seguir duas receitas de nhoque para te inspirar a participar da tradição.
Nhoque de abobora:
Tempo de preparo: 80 min
Rendimento: 1 porção
Ingredientes:
500 g de abóbora
noz-moscada a gosto
pimenta-do-reino a gosto
1 gema de ovo
sal a gosto
50 g de queijo parmesão ralado
3 colheres de sopa de farinha de trigo
Modo de Preparo
Corte a abóbora em pedaços e coloque no forno por cerca de 40 minutos. Depois, retire a casca. Amasse a polpa até formar um purê. Feito isso, envolva-o em um pano e esprema-o para tirar o excesso de líquido. Coloque o purê em uma vasilha e tempere com pimenta, sal e noz-moscada. Só então acrescente a gema e o parmesão ralado, misture bem. Aos poucos, vá adicionando a farinha de trigo. Com uma colher, forme os pedaços de nhoque com as mãos, para então colocá-los na água fervente. Depois das bolinhas subirem até a superfície escorra a água do cozimento e sirva com o molho de sua preferência e aproveitar!
Nhoque de bata:
Tempo de preparo: 60 min
Rendimento: 6 porções
Ingredientes:
6 batatas
sal a gosto
1 xícara de farinha de trigo
Molho:
1 lata de molho de tomate
1 pacote de queijo ralado
1 colher de sopa de azeite
2 tabletes de caldo de carne
½ kg de carne moída
½ cebola
Modo de preparo:
Cozinhe as batatas até ficarem macias. Em seguida, descasque e esprema as batatas ainda quentes. Acrescente aos poucos a farinha e o sal. Após amassar bem deposite o conteúdo sobre uma mesa enfarinhada e faça rolinhos. Corte em pedaços parecido e leve ao fogo em uma panela de água com um pouco de sal. Assim que ferver, coloque os nhoques na água e aguarde até que comecem a flutuar. Escorra água do cozimento e por fim ponha o conteúdo em um refratário, junte o molho e sirva. Agora, é só escolher a receita que mais gostou e deliciar-se! Não esqueça o dólar, afinal, não custa nada tentar.