Repórter Marcos Uchôa  faz palestra na FACHA 

Créditos da foto: Carlos Eduardo Belo

Por Carlos Eduardo Belo

O jornalista Marcos Uchôa fez uma palestra no auditório da FACHA nesta quarta-feira (14/09) e trouxe para alunos e professores temas da atualidade sobre política, eleições e futebol. 

Uchôa foi repórter da Rede Globo durante 34 anos e correspondente internacional em Paris e Londres.  O jornalista se destacou também na cobertura de oito Copas do Mundo e dez Olimpíadas. 

Questionando a quantidade de matérias sobre a morte da Rainha Elizabeth na programação da Rede Globo, o jornalista carioca refletiu sobre as relações de poder que permeiam a cobertura jornalística e quais interesses têm os meios de comunicação ao escolher determinadas pautas. 

Preocupado com questões sociais, Marcos filiou-se ao PSB do Rio de Janeiro seu estado natal e concorreria ao cargo de deputado federal.  A candidatura não vingou. Disse que está planejando um trabalho social  com jovens das comunidades cariocas no qual os mesmos produziriam matérias abordando temas relevantes de seu cotidiano. 

Adentrando ao tema “fake news” o jornalista disse que inventar notícias não é um fenômeno atual isso sempre existiu. Marcos Uchôa falou ao público presente que, já no século XIX, correspondentes internacionais enviam notícias de lugares distantes através de cartas e, portanto, não havia como checar as notícias. 

Ao final da palestra os alunos da FACHA tiveram a oportunidade de tirar dúvidas sobre a atividade jornalística profissional e fazer perguntas sobre a carreira do repórter. 

Respondendo um questionamento sobre a violência que os jornalistas enfrentam em suas atividades no Brasil, Marcos afirmou que as perguntas devem ser feitas às autoridades públicas por mais que o assunto seja incômodo “não tem que calibrar, a pergunta tem que ser feita”. 

Um comentário sobre “Repórter Marcos Uchôa  faz palestra na FACHA 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s