PRESSIONADO APÓS DERROTA, BRASIL VENCE A CHINA EM GELDEROME, SENDO COMANDADO POR TAINARA.
Por Jefferson Silva

A derrota sofrida no jogo anterior contra o Japão ainda se fazia presente em quadra, o Brasil começou com bastante nervosismo, reagiu no final da partida mas acabou perdendo o set inicial, mesmo assim, as brasileiras fizeram um dos melhores jogos do Mundial, recuperaram a derrota no primeiro quarto e fecharam a partida com vitória por 3 sets a 1, parciais de 23/25, 25/17, 25/22 e 25/ 22. Tainara comandou o time e foi a maior pontuadora do jogo, com 22 pontos.

A vitória sobre a China deixou a seleção brasileira na segunda colocação do grupo e põe fim à invencibilidade das chinesas. Para conquistar a primeira colocação do grupo, o Brasil precisava de uma vitória por 3 sets a 0 e o primeiro quarto não contribuiu para esse desejo. Marcado por erros, o início da partida ainda demonstrava um time abalado pela derrota sofrida para o Japão, posicionamento e defesa eram os pontos cruciais a serem observados.
O retorno da central Carol, o jogo impecável da ponteira Tainara e a liderança da ponteira Gabi resolveram a partida para o Brasil. As ponteiras somaram 39 pontos juntas, sendo 22 da Tainara e 17 da Gabi. Carol, que tinha sido poupada por conta da lesão, trouxe acerto no fundamento de bloqueio que a seleção precisava. Foram 7 pontos nesse quesito, sendo 2 marcados pela central.

O Brasil descansou no domingo (02/10) e se prepara para encarar a Itália na primeira partida da segunda fase do Mundial, que acontecerá na terça-feira, às 12h15 (horário de Brasília), na sequência enfrentará Porto Rico, Holanda e Bélgica.
A seleção voltará a ficar de frente com as italianas depois da final da Liga das Nações (VNL), que aconteceu em julho e a seleção europeia ficou com o título. Abaixo segue a tabela com os jogos da segunda fase da competição.