Foto: Jonas Pereira / Agência Senado
Por Rafael Alves
Os senadores são eleitos a cada 4 anos para um mandato de 8 anos, sendo sua composição feita da seguinte forma: 1/3 em uma eleição e 2/3 na seguinte. A eleição ocorre de maneira majoritária, ou seja, o candidato com maior número de votos é eleito. Cada estado e o Distrito Federal possuem 3 senadores.
Os senadores e deputados federais fazem parte do Poder Legislativo Federal, basicamente legislam e fiscalizam os atos do Executivo, mas o Senado possui mais atribuições. Mas afinal, o que faz um senador, quais são suas funções? Qual é seu papel no Congresso Nacional?
Além de legislar, criar novas leis e propor alterações nas leis que já existem, e fiscalizar o Poder Executivo, os senadores têm o papel de analisar indicações do presidente para determinados cargos de importância, como: ministros do STF; procurador-geral da República; presidentes e diretores do Banco Central; outros cargos também são analisados.
Após os projetos de lei serem aprovados pelos deputados federais, são encaminhados para o Senado, onde serão revisados ou até mesmo modificados pelos senadores, isto é, ocorre uma revisão e uma análise mais completa por parte dos senadores.

Além disso, tem o poder de julgar crimes de responsabilidade do presidente e vice-presidente, tem o poder também de julgar crimes de responsabilidade de outros cargos, como:
- ministros do governo;
- ministros do Supremo Tribunal Federal;
- comandante das Forças Armadas;
- advogado-geral da União;
- entre outros cargos.