Por Rafaela Leal
O Outubro Rosa é o movimento popular que busca conscientizar a população e as instituições civis e governamentais sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.
A cor da campanha é uma referência ao laço usado pelos participantes de uma corrida de rua realizada em Nova Iorque pela Fundação Susan G. Komen em 1990. Desde então o mês de outubro se tornou o mês de referência em ações e programas voltados para a saúde da mulher, em especial o câncer de mama, em todo o mundo.
O que é o Outubro Rosa? Saiba mais dessa campanha
A ciência já provou que alguns alimentos ajudam a diminuir os riscos de desenvolver a doença. Não existe fórmula mágica. Existe a busca por uma dieta saudável e equilibrada.
Uma dieta variada com frutas e verduras, carboidratos complexos e proteínas é a mais indicada na prevenção ao câncer e a busca pelo bem-estar.
Os alimentos funcionais além de fornecerem bons nutrientes para o nosso organismo desempenham esse papel de proteção e/ou prevenção. As frutas cítricas e os seus compostos antioxidantes previnem o envelhecimento precoce das células.
Alimentos ricos em fibras
Na busca por uma dieta equilibrada as fibras exercem papel de extrema importância haja vista que elas melhoram a flora intestinal alimentando os “micróbios do bem” e impedindo o excesso açúcar e colesterol.

Os estudos recentes mostram que mulheres que caprichavam nos alimentos ricos em fibras tinham 8% menos probabilidade de desenvolver câncer de mama, em comparação com aquelas que ingeriam menos esse componente.
“Uma alimentação saudável beneficia o organismo como um todo. Para a prevenção ou tratamento do câncer de mama, especificamente, a dieta deve levar pouca gordura”, diz Solange Moraes Sanches, vice-líder do Centro de Referência em Tumores da Mama do A.C.Camargo Cancer Center.
Outubro Rosa: a realidade de mulheres que enfrentam o câncer de mama
Alimentos ricos em antioxidantes
Peixes e frutos do mar contêm iodo e ômega 3 que são nutrientes fundamentais para o bom funcionamento do organismo com sua ação anti-inflamatória.
Esse tipo de gordura insaturada tem ácidos graxos e, por isso, quando ingerida de forma equilibrada, é essencial para a saúde.
Invista nos peixes, substitua os óleos refinados pelo azeite de oliva extravirgem, adicione um punhado de oleaginosas (nozes, macadâmia, amêndoas, castanhas) por dia e coma abacate com regularidade.
Esses alimentos contêm gorduras de qualidade com propriedades anticancerígenas. O salmão, a chia e a sardinha são boas opções para apostar.

Os cogumelos concentram uma substância chamada L-ergotioneína super antioxidante que garante proteção contra o câncer de mama em mulheres com idade próxima da menopausa.
