Conheça o café bêbado

Por Larissa Cardoso

Duas produtoras de café da cidade de Divinolândia, interior do estado de São Paulo, que fazem parte da associação cafeeira da região há pelo menos quatro anos tiveram uma ideia brilhante ao criar o que agora se chama café “bêbado”.  

A dupla formada por mãe e filha faz todo o processo de colheita e produção. É de forma totalmente artesanal. Com pouco tempo no mercado elas ainda estão em busca de capital para investir em maquinário.  

E em uma dessas pesquisas para o aumento da renda familiar. Uma das produtoras descobriu que o café poderia ser maturado em barris de uísque. Conta ela que a sua ideia inicial era trazer isso mais para nossa brasilidade, para nossa cultura. Então foi assim que resolveram maturar o café em um barril antes usado para envelhecer uma cachaça.  

“eu vi alguma coisa… o café tinha sido maturado num barril de uísque. Aí eu falei assim ‘quero fazer uma coisa assim também’ só que vou fazer uma coisa bem brasileira num barril de cachaça”. Disse uma das produtoras do café bêbado ao programa Globo Rural. 

Essa técnica trouxe notas (sabores) amadeiradas e alcoólicas para o café. Podendo ser consumido tanto quente quanto gelado. Sendo uma bebida digestiva e estimulante que combina com variedades de insumos e já está ocupando espaço na gastronomia da região.  

De acordo com as fazendeiras Edna e Dani o custo benefício está sendo muito satisfatório haja vista que o primeiro lote do café bêbado já está à venda por R$ 312 o quilo. 

No estado do Espírito Santo também já existe uma marca comercializando café artesanal envelhecido em barris de carvalho que antes eram usados para envelhecer cachaça. 

A marca “Café de Barril” produz e comercializa o café bêbado e o chama de “café exótico maturado em barris de carvalho, usados com uísque e cachaça”.  Essa empresa consegue comercializar o produto com um valor mais em conta que o de São Paulo. Estão anunciando no site o quilo do café “exótico” a 158 reais. 

Em Alto Caparaó (MG) outros produtores também colocam no mercado de café artesanal seu produto com sabores diferenciados. Essa associação de cafeicultores vende também pela internet cafés envelhecidos em barris de cachaça, de uísque e de rum. 

Cada um desses cafés apresenta sabor específico porque os grãos do café absorvem não apenas o cheiro da madeira em que são maturados e assimilam também o sabor alcoólico daquele tipo de bebida que naquele recipiente era produzida. O quilo do café especial está sendo vendido por 150 reais. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s