Por Luíza Quintanilha Créditos: Bel Lins
O curso de Design Gráfico na Facha tem duração de 2 anos e é dividido em 2 ciclos. Matérias como Oficina Gráfica, Identidade Visual, Figurino para Cinema e Bussiness English estão na matriz curricular do curso. Recentemente foi avaliado pelo MEC e conseguiu a pontuação máxima: nota 5!
O coordenador de Design Gráfico da Facha é o professor Renato de Medeiros, sua formação é em Design Gráfico, especialista em Design Digital, Artes 3D e Governança da Tecnologia, mestre em Desenvolvimento de Jogos Digitais.
“é primordial tentar criar sua própria rede de contatos desde o início da faculdade, isso abrirá portas no futuro”
Renato de Medeiros
A faculdade possui um laboratório criativo para os alunos do curso, um laboratório de fotografia e também salas equipadas com computadores de última geração. Segundo Renato, além da ótima infraestrutura, o diferencial da faculdade é ter a presença de professores que estão inseridos no mercado de trabalho.


Com o crescimento da internet, principalmente das redes sociais, a profissão tem crescido e ganhado destaque nos últimos anos. O coordenador Renato de Medeiros afirma que o designer gráfico pode trabalhar em várias áreas que envolvem o mercado criativo, desde agências de design, publicidade, social media, produtoras para trabalhar com motion graphics, além de coordenar, supervisionar equipes ou até mesmo ser diretor de arte de alguma empresa. O mercado definitivamente está enriquecido com muitas opções e oportunidades. Vale ressaltar que a área de Design Gráfico está em constante atualização, ou seja, novos cursos estão sempre sendo lançados, novas técnicas e novas ferramentas que devem ser dominadas pelos estudantes e profissionais.
A Facha costuma promover eventos para seus alunos, e isso beneficia tanto na interação, quanto no networking, elemento essencial para ter uma melhor inserção no mercado de trabalho. Renato reforça que “é primordial tentar criar sua própria rede de contatos desde o início da faculdade, isso abrirá portas no futuro. A ideia para que isso também aconteça na vida acadêmica dos alunos de Design Gráfico é criar a semana de Design na Facha”, reunindo profissionais do mercado, promovendo uma troca com os estudantes através de workshops e palestras sobre as diversas áreas de design.
Vários alunos ainda têm receio quando o assunto é o temido TCC, projeto de conclusão de curso, que normalmente é feito através das monografias, porém quando se trata de cursos mais práticos, isso pode ser diferente. O coordenador do curso explica que a disciplina Projeto de Extensão em Design Gráfico II, tem o foco no desenvolvimento de um projeto final, no qual o estudante colocará toda a vivência ao longo da faculdade neste trabalho, além de desenvolver um projeto para o mercado, através de um briefing real.
Trabalhar com algo que você goste é um privilégio nos dias de hoje e ser bem remunerado por isso é mais ainda. Atualmente a área que mais fatura dentro de Design Gráfico é a da tecnologia. De acordo com uma pesquisa da Catho, o cargo de gerente de Web Designer chega em uma média de salário de R$ 8.750,46.
O curso é para todas as idades, nunca é tarde para adquirir conhecimento, fazer uma transição de carreira e principalmente exercitar sua criatividade. O indivíduo criativo consegue enxergar além do óbvio para solucionar problemas, e essa é uma importante função do designer.
A criatividade tem um impacto considerável sobre a função cerebral. Ser uma pessoa criativa implica em possivelmente ter um cérebro mais feliz e saudável. Quando se cria algo, o cérebro responde produzindo dopamina, uma substância química responsável por bons sentimentos, emoções positivas e felicidade, fator motivador para se continuar criando.
Um dos principais papeis do Designer Gráfico é ser inovador e disruptivo, mesmo que não pareça agora, a Facha consegue te dar ferramentas para você se desenvolver. Invista em você e na sua carreira.