Por Emílio César e Matheus Bisaggio
A edição 2023 do Festival 3i iniciou os trabalhos no dia 5 de maio no Rio de Janeiro, com a mesa de debates sobre “Encontro de redes” formada por jornalistas locais e hiperlocais. Os profissionais apresentaram seus projetos que voltam o olhar para as periferias, Comunidades indígenas e a região nordestina.
Entre os assuntos debatidos, o tema sobre o controle midiático pelos veículos digitais de massa, junto a políticos, que sobrepõem suas matérias e publicações ante aos veículos locais, foi desenvolvida pelo palestrante Emilio Azevedo, da Agência Tambor.
Destaque para as palestrantes Luene Karipuna da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB) e Articulação dos Povos Indígenas do Amapá e Norte do Pará (APOIANP), Claudia Ferraz da Rede Wayuri, ambas comunicadoras indígenas. Elas fomentaram a pauta da segurança das tribos indígenas (foi citado o ataque a tribo Yanomami) e a relevância das comunidades indígenas terem acesso a informação.
A palestrante Sanara Santos do Laboratório Enois e Jefferson Barbosa do PerifaConnection apresentaram a pauta de formação jornalística nas periferias e o acesso dos moradores a variados modelos de informação.