De Três Corações, Minas Gerais, para o mundo. Edson Arantes do Nascimento encantou todos com seu talento e se tornou Rei
Por Rafael Cruz
O melhor jogador de futebol de todos os tempos, Pelé completou 80 anos nesta sexta-feira (23). O dia foi de homenagens de entidades, seleções, clubes, ex-jogadores, jogadores, técnicos, ex-técnicos, entre outros. A lista tem: Cafu, Casilhas, Drogba, Etoó, Infantino, Kaka, Klopp, Lineker, Lloyd, Marta, Mourinho, Owen, Puyol, Ronaldo, Rummenigge, Schweinsteiger, Romário, Zagallo, Zidane, Neymar, Richarlison, Mauricio de Souza, além dos perfis da Fifa, da Conmebol, do Maracanã, do Santos, as Seleção Alemã, do Google e do Twitter.
A Fifa, a Conmebol e o Maracanã postaram vídeos em homenagem a Pelé. A Fifa escreveu: “O Rei. O único homem que ganhou 3 Copas do Mundo. Uma verdadeira legenda do jogo bonito. Se junte a nós para desejar um Feliz aniversário de 80 anos para a realeza do futebol, para Edson Arantes do Nascimento. Feliz aniversário.”
Confira algumas homenagens feitas para o Rei:


Pelé agradeceu as homenagens em sua conta no Twitter: “Estou muito feliz de receber tantas homenagens, tão lindas. Muito obrigado a todos”, disse o Rei.
Edson Arantes do Nascimento nasceu em Três Corações, Minas Gerais, e virou o Rei do Futebol com tudo o que fez pelo esporte. Ele brilhou pelo Santos e pela seleção brasileira, levou o Brasil ao primeiro título de Copa do Mundo, em 1958, com 17 anos e ganhou outros dois, em 1964 e 1970. Ele tem também duas Liberadores, dois mundiais, seis Campeonatos Brasileiros e dez estaduais pelo Santos, e uma NASL (Liga de Futebol Norte-Americana) pelo New York Cosmos.
Pelé marcou 1282 gols em sua carreira. 1091 vezes com a camisa do Santos, 95 com a da seleção, 64 pelo Cosmos e 32 pelas seleções Paulista, do Exército e do Nordeste. 12 desses gols foram em Copas do Mundo, em um total de 77 gols pela amarelinha. O camisa 10 fez 92 hat tricks em sua carreira, marcou quatro gols em uma partida três vezes, cinco em sete oportunidades e chegou a marcar oito gols em um só jogo. Durante 3 anos, ele ultrapassou a marca de 100 gols, em 1959, 1961 e 1965.
O Rei também foi premiado pela Fifa como melhor jogador do século XX e pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) como melhor atleta do século, mesmo sem ele ter disputado as Olimpíadas. Além disso, a revista americana Times o colocou entre as 100 maiores personalidades dos últimos 100 anos.
Pelé nunca foi eleito o melhor jogador do mundo, porque, na época que ele jogava, só eram considerados os jogadores que atuavam na Europa. Mas, em 2013, a revista France-Football entregou a Bola de Ouro honorária ao Rei do Futebol. Ele concorre para o Time dos Sonhos da Bola de Ouro, premiação que ocorre em dezembro de 2020, e escolherá o melhor time de todos os tempos.
Na Copa do Mundo de 1958, a primeira que conquistou, foi eleito o melhor jovem jogador da competição e ficou com a Bola de Prata. O brasileiro também é Cidadão do Mundo, prêmio que recebeu da ONU, em 1977, e Embaixador da Boa Vontade, honraria da UNESCO, em 1993.

Um comentário sobre “Pelé completa 80 anos e recebe homenagens de ídolos e instituições influentes do futebol”