Hamilton vence o GP de Portugal e se torna o recordista de vitórias na Fórmula 1

O inglês venceu sua 92° corrida e bateu o recorde do ex-piloto Michael Schumacher 

Por Gabriel Orphão e Rafael Cruz

Lewis Hamilton, de 35 anos, venceu neste domingo o Grande Prêmio de Portimão, em Portugal, e chegou a 92ª vitória de sua carreira, se tornando o piloto com mais vitórias na Fórmula 1, superando o hepta campeão mundial Michael Schumacher (91). Hamilton, mesmo com câimbras na panturrilha, conseguiu garantir mais uma vitória para a sua carreira. Seu companheiro de equipe, o finlandês Valtteri Bottas, ficou com a segunda colocação. O belga Max Verstappen, da Red Bull Racing, garantiu o 3º lugar e fechou o pódio. 

A corrida começou de maneira agitada. Lewis Hamilton, que largou na pole position, teve bastante dificuldade para aquecer seus pneus no começo da prova. Bottas, que largou em segundo, ultrapassou o colega de equipe. Ainda na primeira volta, o espanhol Carlos Sainz Jr, da Mclaren, superou a dupla da Mercedes e assumiu a liderança. Porém, na 6ª volta, Bottas e Hamilton acabaram reconquistando suas posições e deixando o espanhol para trás. 

Na 18ª volta, o canadense Lance Stroll e o inglês Lando Norris acabaram se chocando, o que levou o canadense a receber uma punição, e abandonar a corrida logo em seguida. Duas voltas depois da colisão entre Stroll e Norris, Lewis Hamilton ultrapassou seu companheiro de equipe, e garantiu, sem dificuldades, mais uma vitória para a sua carreira. 

Momento em que Hamilton se torna o maior vencedor da Fórmula 1 – Crédito: Divulgação/ Twitter Fórmula 1

 Ao final da corrida, o inglês falou sobre a conquista: “Eu devo isso a Mercedes e todos na fábrica. É um privilégio trabalhar com eles. O que eu conquistei hoje era antes um sonho. Vai levar um tempo para a ficha cair. Não tenho muitas palavras no momento”.

Perfil oficial da Fórmula 1 no Twitter parabeniza o inglês pela conquista

Hamilton iniciou sua carreira na Fórmula 1 em 2007, na McLaren, como companheiro do espanhol Fernando Alonso, após vencer a GP2 (atual Fórmula 2), em 2006. O piloto é hexacampeão mundial e ganhou seu primeiro título ainda na McLaren, em 2008, e mais cinco com a Mercedes, equipe a qual corre desde 2013,nos anos de 2014, 2015, 2017, 2018 e 2019. 

O britânico é o piloto com maior número de poles position, largando em primeiro 97 vezes, o segundo maior campeão da categoria, atrás apenas do próprio Schumacher, que tem sete títulos, e agora com o maior número de vitórias, se tornando o piloto mais vitorioso da principal competição de automobilismo mundial. Hamilton já tinha igualado o alemão, na própria Alemanha, terra do mesmo, no GP de Eifel, neste ano. 

Com a oitava vitória de 2020, Lewis chegou aos 256 pontos na disputa do campeonato deste ano, aumentando ainda mais a distância pro segundo colocado, seu companheiro de equipe. No campeonato mundial de construtores, a Mercedes chegou aos 435 pontos contra 226 da Red Bull Racing, que está na segunda posição, e está próxima do heptacampeonato. Basta um 4º lugar de um de seus pilotos, para a construtora alemã chegar ao título por equipes. 

Confira o resultado do GP de Portimão: 

Classificação final do GP de Fórmula 1 de Portimão, Portugal – Crédito: Divulgação/Fórmula 1

A próxima etapa da Fórmula 1 já tem data marcada. No próximo final de semana (29, 30 e 31) será disputado o Grande Prêmio da Emília Romana, no autódromo de Ímola, na Itália, circuito no qual Ayrton Senna e Roland Ratzenberger faleceram em 1994. Hamilton terá a chance de ampliar ainda mais seu recorde e se aproximar do sétimo título. 

Um comentário sobre “Hamilton vence o GP de Portugal e se torna o recordista de vitórias na Fórmula 1

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s