Luta contra o racismo entra em campo e dá de goleada contra a discriminação

Terça-feira (08) da Champions fica ofuscada por mais um ato de racismo, dessa vez vindo diretamente da equipe de arbitragem 

Por Idries Bulkool e Gabriel Orphão

A partida entre PSG e Istanbul Basaksehir acontecia normalmente na tarde de terça-feira (08). Em jogo, a definição de uma vaga para a próxima fase da competição para a equipe francesa. Foi quando, aos 13 minutos do primeiro tempo, o banco do time turco pediu um cartão para o zagueiro Kimbempé, que cometeu falta dura. Nesse momento, então, o 4º árbitro, o romeno Sebastian Coltescu, teria proferido palavras de cunho racista para um assistente do banco turco. 

As palavras não foram bem recebidas e a discussão ganhou ainda mais força, com as presenças de Demba Ba e, posteriormente, Neymar e Mbappé. O atacante francês, enquanto os times ainda estavam em campo, disse: 

“Se esse cara não sair, nós não jogamos” 

Neymar posta foto de apoio, com a legenda “Vidas Negras Importam” – Crédito: Reprodução/Twitter

Após a tentativa, sem sucesso, do árbitro de tentar passar panos quentes e retomar o jogo, os jogadores das duas equipes decidiram abandonar o campo de jogo. A UEFA tentou, em um primeiro momento, retomar a partida às 18 horas, mas jogadores do Istanbul ainda se recusaram a voltar e a partida foi definitivamente suspensa. Ela será retomada hoje às 14:55, horário de Brasília, com a escalação de outra equipe de arbitragem. 

Rafael, jogador brasileiro do Istanbul Basaksehir, contou sobre o acontecimento ao Esporte Interativo, que envolveu o 4º árbitro, Sebastian Coltescu, e o assistente do time turco Pierre Webó: 

“O quarto árbitro chegou para um cara que trabalha no clube, um assistente do clube. Falou que estava gritando muito (…) ele foi e falou “Negro, sai daí tu vai embora” e expulsou ele”. 

Ele completou ainda, dizendo: 

“Um assistente que estava lá em cima, não sei por que expulsou o cara também? Quer dizer, sei por que, porque com certeza ele é racista” 

A saída de campo dos jogadores mostrou como a luta contra o racismo é importante, contra qualquer forma de discriminação e que se mostra cada vez mais séria e incisiva. A mensagem passada explicita, cada vez mais, que atitudes como a que ocorreram no jogo desta terça-feira (08), não serão mais toleradas pelos próprios jogadores.  

As homenagens antes do início dos jogos, como jogadores se ajoelhando antes do início de cada partida realizada na Premier League, avançou mais uma etapa. O que se presenciou agora foi uma ação prática, natural e de reconhecimento da causa para dentro das quatro linhas, com o apoio dos jogadores, sejam eles rivais ou companheiros de time.  

Foto: UOL

Sobre todo o acontecido, até o momento da publicação desta reportagem, a UEFA afirmou que uma investigação detalhada sobre o incidente será aberta. Para o jogo, que será retomado nesta quarta, dia 9, toda a equipe de arbitragem foi substituída. Quem comandará o jogo será o holandês Danny Makkelie, tendo como 4º árbitro o polonês Bartosz Frankowski. Além de Holanda e Polônia, a equipe contará, no VAR, com dois árbitros italianos, Maurizio Mariani e Marco Di Bello. 

 Messi e Cristiano Ronaldo se reencontram em possível último ato 

O jogo Juventus e Barcelona aconteceu pela última rodada da fase de grupos da UEFA Champions League. O confronto, que poderia decidir a liderança do grupo G, foi marcado pelo 36º encontro entre o argentino Lionel Messi, do Barcelona, e o português Cristiano Ronaldo, da Juventus. Os dois principais jogadores da última década voltaram a se enfrentar depois de mais de 2 anos desde o último confronto. Em 6 de maio de 2018, o Barcelona de Messi recebeu o Real Madrid, do então português, no Camp Nou, e acabaram empatando o jogo em 2 a 2, com direito a um gol de cada protagonista, além de gols de Luís Suarez, para o Barcelona, e Gareth Bale, para o Real Madrid.

O pré-jogo 

As duas equipes vêm de situações bem diferentes em seus campeonatos locais. A Juventus, 4ª colocada no campeonato italiano, enfrentou o Torino no último sábado (05) e venceu por 2 a 1. Já o Barcelona vem fazendo seu pior início no campeonato espanhol nos últimos 33 anos. A equipe catalã está na 9ª colocação da La Liga, e vem de uma derrota no último sábado para o Cádiz. 

No último duelo, no dia 28 de outubro, a equipe de Lionel Messi garantiu a vitória no Allianz Stadium, na Itália, com gols de Messi e Dembélé. Na ocasião, Cristiano Ronaldo não atuou pela equipe da casa, pois estava em isolamento, devido ao resultado positivo para Covid-19. 

O primeiro tempo 

A partida começou em ritmo frenético. O Barcelona passou mais tempo com a bola no campo de ataque, mas sem criar muitas jogadas, acabou não finalizando nos primeiros 10 minutos de jogo. Já a Juventus teve uma chance aos 8 minutos, com o brasileiro Danilo, que recebeu um cruzamento de Cristiano Ronaldo e acabou chutando à direita do goleiro Ter Stegen. Aos 11 minutos, Ronald Araujo disputa a bola com Cristiano Ronaldo, derruba o português dentro da área e o árbitro Tobias Stieler marcou pênalti para a equipe italiana convertido pelo próprio. 

Aos 21 minutos, Ramsey toca para o colombiano Juan Cuadrado na ponta direita, que faz um cruzamento milimétrico para o americano McKennie acertar um voleio espetacular e aumentar o placar a favor da equipe italiana. 

Logo após o segundo gol da Juventus, o Barcelona começou a se encontrar no jogo, pressionando o adversário. Aos 22 minutos, Messi arriscou um chute rasteiro na intermediária, mas Buffon conseguiu cair no canto e espalmar. Na última jogada do primeiro tempo, Jordi Alba deu outra bola rasteira para Lionel Messi dentro da área, que finaliza, mas Gianluigi Buffon faz mais uma defesa. No lance, os jogadores do Barcelona ficaram pedindo pênalti em cima de Messi, mas o árbitro alemão considerou o lance como uma jogada normal. 

Lionel Messi e Cristiano Ronaldo em campo – Foto: Getty Images

O segundo tempo 

Aos 3 minutos do segundo tempo, Cuadrado faz um cruzamento buscando Morata, mas o uruguaio Ronald Araujo corta e a bola acaba batendo no braço de Lenglet, fazendo com que os italianos pedissem ao árbitro a marcação de outro pênalti e, com o auxílio do árbitro de vídeo, a penalidade foi marcada. Na cobrança, Cristiano Ronaldo bateu forte no canto direito do goleiro, que pulou para o outro lado e acabou não podendo evitar o segundo gol do português. 

Após o terceiro gol, a equipe da Juventus acabou diminuindo o ritmo e a equipe espanhola não se aproveitou disso. Aos 21 minutos, em jogada iniciada por Lionel Messi, o francês Antoine Griezmann apareceu sozinho na área, de cara com Buffon, mas acabou isolando a bola. 

Aos 27 minutos, Messi deu belo passe para Griezmann, que foi derrubado na área por De Ligt. O árbitro alemão marcou pênalti para os espanhóis. Porém, o pênalti foi cancelado após o árbitro auxiliar marcar impedimento do atacante francês. 

Pouco tempo depois, aos 30, mais um impedimento em lances importantes. Alex Sandro cobra escanteio em direção a Cristiano Ronaldo. O português toca na pequena área e a bola bate em Bonucci, que empurra para as redes, marcando o quarto gol da Juventus. Porém, o zagueiro italiano estava em posição avançada e o gol foi anulado. 

Como ficam as equipes? 

Barcelona e Juventus se classificaram para as oitavas de final da UEFA Champions League. A equipe italiana terminou a fase de grupos na liderança do grupo G, seguidos pelos espanhóis. Na próxima segunda-feira, acontecerá o sorteio que definirá os confrontos das oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa. 

O duelo entre os protagonistas 

Esse foi o 36º duelo entre Cristiano Ronaldo e Lionel Messi (divididos entre Manchester United x Barcelona, Real Madrid x Barcelona, Juventus x Barcelona e Portugal x Argentina), com 16 vitórias de Lionel Messi, 9 empates e 11 vitórias de Cristiano Ronaldo. Ainda não se sabe se teremos os dois em campo novamente, porém, temos a certeza de que ficarão marcados para sempre na história do futebol mundial. 

 

Um comentário sobre “Luta contra o racismo entra em campo e dá de goleada contra a discriminação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s