Conmebol anuncia Copa América Feminina a cada dois anos e criação da Copa Intercontinental

Por Raphael Brandão

O presidente da Conmebol, Alejandro Dominguez, anunciou nesta quinta-feira (17) que a Copa América Feminina será disputada a cada dois anos a partir de 2022. A competição é realizada a cada quatro anos, igual à disputa da versão masculina do torneio entre as seleções sul-americanas.  Além disso, a organização informou que irá isentar as mulheres do pagamento da licença PRO durante três anos. “É uma maneira de motivar as mulheres esportistas, uma maneira de começar a reivindicar ao futebol feminino sul-americano”, afirmou Domínguez. 

A Conmebol também conversou com a UEFA para realizar pela primeira vez a Copa Intercontinental Feminina de clubes. A entidade sul-americana quer que a primeira edição do torneio seja realizada no final de 2021 ou no começo de 2022. O campeão da Libertadores de 2021, em setembro, no Chile, garantirá vaga na competição. Devido à pandemia do Coronavírus, a edição 2020 do torneio também ocorrerá no ano que vem em março, na Argentina. O Corinthians é o atual campeão continental. 

A competição pode seguir no mesmo formato que havia no futebol masculino antes da FIFA criar o Mundial de Clubes. Antigamente, o campeão da Copa Libertadores enfrentava o vencedor da Liga dos Campeões da Europa e decidiam a Copa Intercontinental. 

O presidente da Conmebol assumiu preocupação com o progresso do futebol feminino no continente, que estaria atrasado em relação a outros países e confederações. De acordo com Dominguez, a Conmebol até pouco tempo “pensava que o futebol era apenas um esporte masculino”.  Segundo ele, a meta da entidade é valorizar o futebol feminino a partir destas iniciativas. 

Alejandro Dominguez, presidente da Conmebol – Foto: conmebol.com

Um comentário sobre “Conmebol anuncia Copa América Feminina a cada dois anos e criação da Copa Intercontinental

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s