FIFA elege os melhores da temporada 2020 em cerimônia virtual

Lewandowski supera Messi e Cristiano Ronaldo como melhor do mundo, Lucy Bronze vence entre as mulheres e Son leva a melhor sobre uruguaios 

Por Leo Bronstein e Rafael Cruz

A cerimônia organizada pela FIFA, que coroa os destaques da temporada do futebol mundial aconteceu nesta quinta-feira (17), de forma virtual, na sede da FIFA, em Zurique, na Suíça. O atacante polonês Robert Lewandowski, do Bayern de Munique, de 32 anos, superou Messi, do Barcelona, e Cristiano Ronaldo, da Juventus, e conquistou o prêmio de melhor jogador do mundo pela primeira vez na carreira, com 52 votos. 

Lewandowski era favorito por ter conquistado as três principais competições que disputou na temporada 2019/2020 com o time alemão e por ter sido artilheiro em todas elas. Ele marcou 34 gols na Bundesliga, 15 gols na Liga dos Campeões e 6 gols na Copa da Alemanha.  

Lewandowski ganhou o prêmio de melhor do mundo pela primeira vez – Crédito: FIFA

Cristiano Ronaldo e Messi ficaram muito próximos na votação. O português ficou em segundo, com 38 pontos, e o argentino em terceiro, com 35. O destaque negativo foi o brasileiro Neymar, que mesmo levando o PSG a sua primeira final da Champions League na história do clube, ficou apenas em nono, com 16 votos.  

The Best 

Desde a criação da “Bola de Ouro”, em 1956, a revista francesa France Football se dedicou em analisar todas as etapas dos jogadores em campo, as jogadas, os lances, o desempenho e a dedicação dos atletas com a intenção de escolher o melhor jogador europeu entre os favoritos para receber a premiação.  

Em 1988, no entanto, foi criado pela FIFA o prêmio “FIFA The Best Player of the year”, para coroar o melhor jogador do ano com os prêmios ocorrendo de forma separada. Já em 2009, “Bola de Ouro” e “FIFA The Best Player of the year” se unificaram, com a ideia de que todos os jogadores, que estivessem atuando na Europa, pudessem também conquistar a premiação Bola de Ouro FIFA. 

Seis anos depois, em 2016, houve a separação da FIFA e da France Football. Nesse mesmo ano, foi criado o prêmio “The Best”, que voltou a ser organizado pela maior entidade de futebol do mundo. Desde a criação até agora, Cristiano Ronaldo conquistou em duas edições, em 2016 e 2017, o croata Luka Modric em 2018, o argentino Lionel Messi conquistou em 2019, e Robert Lewandowski agora em 2020. 

O The Best considera apenas o rendimento entre agosto do ano anterior e julho do ano vigente. São solicitados votos de técnicos, capitães de seleções filiadas a FIFA e jornalistas para representarem cada país. Além da participação dos fãs que votam através da internet e representam metade do peso para a escolha dos melhores jogadores. 

Cada responsável pela votação elabora um ranking do primeiro ao quinto lugar, em que o primeiro recebe seis pontos, o segundo quatro, o terceiro três, o quarto dois, e o quinto um ponto. Quem terminar com o maior número de pontos recebe o troféu da edição. Em caso de empate na votação, leva quem aparecer mais vezes em primeiro lugar. Persistindo a igualdade, o critério se mantém para quem figurou mais vezes sem segundo, e assim por diante. 

Prêmio The Best é entregue todos os anos ao melhor jogador da temporada – Foto: Reprodução

Confira a lista com os 11 mais votados 

  • Robert Lewandowski (Polônia) – 52 pontos 
  • Cristiano Ronaldo (Portugal) – 38 pontos 
  • Lionel Messi (Argentina) – 35 pontos 
  • Sadio Mané (Senegal) – 29 pontos 
  • Kevin De Bruyne (Bélgica) – 26 pontos 
  • Mohamed Salah (Egito) – 25 pontos 
  • Kylian Mbappé (França) – 19 pontos 
  • Thiago Alcântara (Espanha) – 17 pontos 
  • Neymar (Brasil) – 16 pontos 
  • Virgil Van Dijk (Holanda) – 13 pontos 
  • Sergio Ramos (Espanha) – 7 pontos 

Entre as mulheres, a lateral direita inglesa Lucy Bronze, jogadora do Manchester City, levou a melhor por suas atuações pela sua ex-equipe, o Lyon, onde jogou até agosto deste ano. Ela concorria com a dinamarquesa Pernille Harder, ex-Wolfsburg, hoje no Chelsea, e com a zagueira francesa Wendie Renard, do Lyon. 

Lucy Bronze ganhou o prêmio de melhor jogadora do mundo – crédito: FIFA

Puskás

O Puskás, prêmio dado ao autor do gol mais bonito do ano, ficou com o sul-coreano Heung-min Son, do Tottenham, pelo gol feito contra o Burnley também da Inglaterra, em dezembro de 2019. Ele disputou com os uruguaios Giorgian De Arrascaeta, do Flamengo, que concorreu pela segunda vez, e Luis Suárez, ex-Barcelona e atualmente no Atlético de Madrid. 

Son comemora no telão o Prêmio Puskás de gol mais bonito do ano no Fifa de Best 2019/20 — Foto: REUTERS/Valeriano Di Domenico
Son ganhou o Puskas com gol em que dribla desde a defesa – Foto: REUTERS/Valeriano Di Domenico

Confira os gols dos finalistas:  

1. Son (13 votos)  

Crédito: YouTube/FIFA

2. Luis Suárez (11 votos)  

Crédito: YouTube/FIFA

3. De Arrascaeta (9 votos)  

Crédito: YouTube/FIFA

A FIFA ainda entregou os tradicionais prêmios individuais. O prêmio Fair Play ficou com Mattia Agnese, jogador italiano que salvou a vida de um jogador adversário, e o FIFA Fan Award premiou o brasileiro Marivaldo Francisco da Silva, torcedor do Sport (BRA), que anda 60 quilômetros para ver o time do coração jogar. Além deles, o melhor goleiro e melhor goleira, melhor técnico e técnica foram eleitos e duas seleções formadas: FIFA FIFPro Masculina e FIFPro Feminina.  

Marivaldo Francisco da Silva ganhou o prêmio destinado aos torcedores – Crédito: FIFA

Confira os prêmios individuais:

  • Melhor goleiro: Manuel Neuer (Bayern de Munique) 
  • Melhor goleira: Sarah Bouhaddi (Lyon) 
  • Melhor técnico: Jurgen Klopp (Liverpool) 
  • Melhor técnica: Sarina Wiegman (Holanda) – Sim 
  • Fair Play: Mattia Agnese (Ospedaletti)  
  • FIFA Fan Award: Marivaldo Francisco da Silva (Brasil) 

Abaixo seguem as seleções FIFA FIFPro feminina e masculina 2020: 

Crédito:FIFA
Crédito: FIFA

Um comentário sobre “FIFA elege os melhores da temporada 2020 em cerimônia virtual

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s