Tecnologia: A evolução do esporte e da cobertura jornalística

Por Thalis Nicotte

Visando abrir os nossos olhos para novas oportunidades de mercado, o coordenador Leandro Lacerda trouxe temas importantes para serem debatidos no segundo dia do Facha Lives, nesta terça (02). Nos primeiros 45 minutos do 1º tempo, Leandro falou sobre os eSports e como os profissionais de jornalismo que atuam com esporte estão lidando com a inclusão do entretenimento acompanhado à informação. 

Leandro começou a apresentação mostrando como está o mercado esportivo. De acordo com a Sports Valueespecialista em marketing e finanças esportivas, o esporte mundial deve perder quase 80 bilhões de reais em decorrência da pandemia do coronavírus. 

Frente a isso, Leandro apresenta dados de consumo na internet por minuto no mundo e começa a nos mostrar a fatia de mercado que podemos galgar investimento na área digital, mais precisamente nos eSports.  

E quem disse que videogame não dava em nada? Durante a live, conhecemos os jogos com as maiores premiações. O CS:GO (Counter-Strike: Global Offensive) teve cerca de 556 torneios oficiais em 2020 e gerou premiações que chegaram a valores totais de 77 milhões de reais, conforme imagem abaixo. 

Legenda: Dados das premiações dos torneios de eSports em 2020. (Foto: Reprodução)

Questionado pelo usuário Carlos Gabriel sobre como trabalhar com a área de eSports, Leandro é categórico: “Você precisa conhecer o cenário, as equipes, os números de pessoas envolvidas. Estamos muito presos a estereótipos. Pouca gente se ligou nesse caminho de eSports que tá rolando por aqui”. 

Infotenimento 

Pegando um gancho na área de eSports com os jogos de futebol, como Fifa e Pes, Leandro entra pelo caminho das transmissões esportivas no Brasil. Inicialmente abordando as diferenças entre as locuções do videogame e depois partindo para o esporte real. 

Num determinado momento, o termo Old School é citado pelo usuário Mauricio Delayti e Leandro deixa claro que é necessário ser divertido e ser leve, no entanto, a informação tem que ser o primordial e precisa-se tomar muito cuidado para que esse humor não ultrapasse o limite. 

Direitos de Transmissão 

Leandro deixa sempre claro em sua apresentação que todas as áreas têm espaço dentro desse mercado. Falando sobre direitos de transmissão, ele cita a empresa canadense Yare, que decidiu realizar a cobertura de esportes pouco conhecidos e que ninguém se interessava em transmitir. E ao realizarem a transmissão do mundial de curling, o lucro foi de 300 mil dólares. 

Com isso, Leandro incentiva os alunos a fazer diferente, a buscar aquilo que ninguém faz, a investir em esportes pouco conhecidos, esportes olímpicos pouco transmitidos, como judô e natação, e até mesmo o futebol feminino que ainda tem pouca repercussão. Ele enxerga esse mercado de transmissão esportiva como um leque de várias opções. 

Leandro Lacerda explica o poder das mídias digitais dentro do esporte. (Foto: Reprodução)

“Plataforma digital hoje é o caminho. Eu não dependo mais de televisão. Se eu quiser fazer a transmissão do meu clube pelo Instagram, eu faço. Se eu quiser fazer a transmissão do meu clube pelo Facebook, eu faço. Eu preciso de um locutor, um comentarista e alguém filmando e mais nada”, Leandro Lacerda. 

Lembrando que a Facha Lives continua nesta quarta (03) com o coordenador de cinema, Guto Neto, apresentando o cinema ligado a novas tecnologias. É imperdível!  

A continuação da live de hoje ocorre na próxima sexta (05). E se você perdeu a apresentação de hoje é só clicar abaixo para assistir. 

Confira, na íntegra, a live:


Ficha Técnica: Matéria: Thalis Nicote.

Editora Júnior: Luciana Alves

Um comentário sobre “Tecnologia: A evolução do esporte e da cobertura jornalística

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s