Flamengo fica de fora das quartas, e Botafogo é rebaixado no Brasileirão Feminino A1

Foto de capa: Reprodução/CBF 

Por Júlia Nascimento 

Esta quinta-feira (24/06) foi de muito futebol, muita reviravolta e emoção no Brasileirão Feminino Série A1 2021. Isso porque a bola rolou para todos os jogos da 15ª e última rodada ao mesmo tempo. Conforme os gols iam saindo, a tabela era alterada nas partes superior e inferior. E os representantes cariocas não se deram bem: o Flamengo perdeu e não conseguiu classificação às quartas de final, enquanto o Botafogo empatou e foi rebaixado à Série A2. Rubro-negras somaram quatro vitórias, seis empates e cinco derrotas. E as Gloriosas, duas vitórias, cinco empates e oito derrotas.  

Empatando no fim, o Corinthians terminou como líder, seguido por PalmeirasSão PauloSantosFerroviária (hegemonia paulista na competição), InternacionalGrêmio e Avaí Kindermann, os oito integrantes da próxima fase. Já na ponta de baixo da tabela, além do Glorioso, Minas Brasília-DFNapoli-SC e Bahia estão rebaixados. Vale destacar que apenas o Real Brasília-DF conseguiu subir da A2 em 2020 e manter-se na primeira divisão. Napoli-SC e Botafogo conquistaram o acesso na segunda divisão como campeão e vice, respectivamente, enquanto o Bahia se destacou pela quantidade de gols marcados na A2, mas os três times não se encontraram na elite do campeonato. 

As Meninas da Gávea viajaram até Bauru (SP) para enfrentar a Ferroviária com um objetivo: classificar para as quartas de final. Ocupando, naquele momento, a nona colocação com 18 pontos, precisavam tirar os dois pontos de vantagem do Avaí Kindermann, então oitavo lugar e dono da última vaga à próxima fase. Logo, era vencer e torcer por um tropeço das catarinenses. Apesar de já garantidas nas quartas, as Guerreiras Grenás, atuais campeãs da Libertadores, fizeram valer seu título recente e o mando de campo em jogo equilibrado contra um necessitado Flamengo.  

Com ambos os ataques criando e buscando o gol, o primeiro saiu com as mandantes. Aos 25 do primeiro tempo, Lurdinha concluiu bem o bom lançamento recebido. As visitantes, que estavam bem antes do gol tomado, seguiram focadas nos três pontos. O empate, contudo, veio apenas na etapa final. Aos 10, Jayanne recebeu pela esquerda e finalizou para o fundo do gol. As Rubro-negras, então, se animaram ainda mais e continuaram em cima. Porém foram interrompidas pelo segundo de Lurdinha na partida. Aos 35, a atacante ficou com a bola de frente para a goleira Kaka, bateu firme de primeira e não desperdiçou: 2 a 1 Ferroviária. Com a derrota e o empate entre Avaí e Corinthians, o Flamengo não saiu da nona posição e encerrou sua participação no campeonato.   

Já as Meninas de General Severiano foram para o Rio Grande do Sul encarar as gurias do Grêmio com uma missão ainda mais complicada: escapar do rebaixamento. Estava dentro do Z-4, em 13º lugar com 10 pontos, apenas um a menos que o Minas Brasília-DF, primeiro time fora da zona. Portanto as cariocas precisavam fazer sua parte e torcer contra as candangas. E elas conseguiram colocar isso em prática na primeira etapa, quando jogaram de igual para igual contra as gaúchas, que já estavam certas na próxima fase. 

Grêmio e Botafogo empatam sem gols na última rodada – Foto: Jéssica Maldonado/Grêmio FBPA 

As duas equipes tiveram oportunidades de abrir o placar, principalmente o Botafogo aos 19, com Chai acertando a trave em boa cobrança de falta. Mas, na volta do intervalo, as Gloriosas tiveram poucos minutos de igualdade em campo. As Tricolores dominaram a posse da bola e não saíram mais do campo de ataque, exigindo várias interceptações da zaga e da goleira alvinegras. No entanto, ainda assim, o placar não foi mexido: 0 a 0. Como necessário ao Botafogo, o Minas perdeu, mas a vitória do São José livrou o clube paulista da degola e empurrou o time de General Severiano de volta à segunda divisão.   

Os outros resultados da rodada final foram: 

Avaí Kindermann (Carol) 1×1 Corinthians (Grazi) 

Minas Brasília-DF (Nene e Kaka) 2×3 Palmeiras (Julia, Maria e Carol Baiana) 

Napoli-SC 0x2 São José (Sirlayne e Juliana) 

Bahia (Gabrielle duas vezes) 2×3 São Paulo (Giovana, Gislaine e Duda) 

Real Brasília-DF (Isabela) 1×0 Internacional 

Santos (Camila) 1×2 Cruzeiro (Caroline e Thalita) 

Confira como ficou a classificação completa após a rodada 15: 

Os duelos de quartas de final ficaram definidos da seguinte forma: 

Corinthians x Avaí Kindermann 

Palmeiras x Grêmio 

São Paulo x Internacional 

Santos x Ferroviária 

A próxima fase do Brasileirão Feminino A1, das quartas de final, acontecerá apenas depois das Olimpíadas de Tóquio 2020, também pelo fato de muitas jogadoras da competição nacional terem sido convocadas para integrar a Seleção Brasileira nos Jogos. O sistema de agora até a grande final é mata-mata, com jogos de ida e volta. O mando de campo do jogo de volta é do time de melhor campanha somando as fases anteriores. 

Um comentário sobre “Flamengo fica de fora das quartas, e Botafogo é rebaixado no Brasileirão Feminino A1

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s