Foto de capa: Reprodução
Por Júlia Nascimento
O futebol feminino do Rio de Janeiro ficou sem melhores resultados ou títulos também no Brasileirão Feminino Série A2: Fluminense e Vasco foram eliminados nas oitavas de final. Enquanto o Tricolor perdeu o jogo de volta e foi eliminado nos pênaltis pelo Real Ariquemes-RO, o Cruzmaltino deu adeus à competição com uma vitória sobre o América-MG, mas que não foi suficiente no placar agregado. A próxima edição da A2 terá também o Botafogo (rebaixado na A1), e o Flamengo será o único carioca na primeira divisão. Athletico, Esmac-PA, Cresspom-DF, Atlético-MG, Ceará e Red Bull Bragantino são os outros classificados às quartas de final.
As Guerreiras do Fluzão viajaram até Ariquemes, em Rondônia, para enfrentar o time da casa no domingo (04/07) pelo jogo de volta e levaram vantagem: a vitória por 2 a 1 na primeira partida em casa. E as cariocas não jogaram com o “regulamento embaixo do braço”. Foram superiores na primeira etapa, com marcação alta, presença no campo de ataque e mais chances criadas. Tanto que quem se destacou nos primeiros 45 minutos foi a goleira do Real Ariquemes, Yasmim, evitando o gol adversário.
No entanto, logo aos nove minutos do segundo tempo, foram as mandantes que balançaram as redes. A partir de cobrança de falta pela direita, Thaynara subiu mais que as marcadoras na entrada da pequena área e cabeceou para o fundo do gol: 1 a 0 Real. As Tricolores foram para cima e chegaram perto do empate que garantiria a classificação carioca, mas a goleira do Furacão seguiu não permitindo que seu gol fosse atingido. A definição da vaga foi, então, para as penalidades, e Yasmim brilhou, novamente, defendendo duas das três cobranças perdidas pelo Fluminense: 3 a 1 Real e classificação inédita de um time de Rondônia às quartas do Brasileiro A2.

Já as Meninas da Colina receberam as do América-MG também no domingo (04/07) para o segundo jogo, mas precisavam reverter a derrota por 2 a 0 da partida de ida fora de casa. E o primeiro tempo do Vasco foi mesmo de quem precisava correr contra o tempo, com todas as oportunidades de gol sendo cariocas. Até que, aos 42 minutos, teve a recompensa: pênalti a favor e Rhaizza converteu para abrir o placar. E, quatro minutos depois, Tatiana ampliou aproveitando bola sobrada na área após cobrança de escanteio: 2 a 0 Vasco, o que levava a classificação para as penalidades.
As cariocas ganharam o ânimo de que precisavam para a etapa final e foram para cima por mais um gol e pela vaga às quartas de final. Pressionaram a saída de bola mineira, criaram chances e conseguiram uma bola na trave após boa sequência de escanteios. O terceiro e classificatório gol vascaíno estava perto de sair, mas foi quando, aos 36, após cobrança de escanteio pela esquerda, Dilene diminuiu de cabeça, contando com falha da goleira Flor. Final: 2 a 1, derrota que foi suficiente para o Coelho avançar de fase pelo placar agregado.
Pelos demais jogos de volta, o Athletico Paranaense bateu de novo o Uda-AL por 3 a 0, o Esmac-PA ficou no 0 a 0 com o Aliança-GO e conquistou a vaga pela vitória anterior, o Cresspom-DF avançou vencendo o Fortaleza nos pênaltis após dois empates, o Atlético-MG ficou no 1 a 1 com o Iranduba-AM e passou devido à vitória na ida, o Ceará derrotou novamente o Botafogo-PB (3 a 1), e o Red Bull Bragantino reverteu o placar agregado contra o Jc Futebol Clube-AM para ficar com a vaga depois de golear na segunda partida (4 a 0).
Os confrontos das quartas de final serão:
Cresspom x Ceará
Atlético x América
Esmac x Real Ariquemes
Athletico x Bragantino
A previsão é de que os duelos ocorram nos dias 11 e 18 de julho. Pelo regulamento do campeonato, os clubes que se classificarem e avançarem às semifinais conquistarão o desejado acesso à Série A1, elite do futebol feminino nacional.