FACHArtistas apresenta: a música de David Tygel

Foto da capa: Musimagem Brasil

Por Valentina Sulam

A entrevista de hoje é com o músico, cantor, compositor, arranjador, produtor musical e professor David Tygel. Em 55 anos de carreira, dos quais quatro décadas construídas junto ao grupo de MPB Boca Livre, seu trabalho se consolidou como referência no panorama nacional e foi premiado, entre outros, no Festival de Gijón, na Espanha.

A trajetória na música teve início no grupo vocal Momento4uatro, com Maurício Maestro, Ricardo Vilas e Zé Rodrix. Em 1967, acompanhados por Edu Lobo, Marília Medalha e pelo Quarteto Novo, com a canção ‘Ponteio’, eles venceram o Festival da Música Popular Brasileira da TV Record na final disputada com Gilberto Gil, Os Mutantes e Chico Buarque.

Em meados da década de 1970, enquanto se dedicava à produção de trilhas para peças teatrais, David criou o Espaço Musical do Morro da Urca, que, através do projeto “Quem Sabe Sobe”, idealizado por ele, recebia artistas nacionais, internacionais e estreantes. Ali, conheceu Cláudio Nucci e Zé Renato, e, novamente ao lado de Maurício Maestro, formaram o Boca Livre, cujo primeiro disco, de mesmo nome, lançado de forma independente em 1979, ultrapassou 100 mil cópias vendidas.

No cinema, assinou a trilha sonora de diversos curtas-metragens, documentários e filmes como “Espelho de Carne” (1985), “O Homem da Capa Preta” (1986), “Leila Diniz” (1987), “Doida Demais” (1989), “Lamarca” (1994), “Quem Matou Pixote?” (1996), “O Homem Nu” (1997), “For All – O Trampolim da Vitória” (1997), “Dois Perdidos Numa Noite Suja” (2002) e “Apolônio Brasil, o Campeão da Alegria” (2003), além de composições para televisão, institucionais e publicidade.

Com formação no Conservatório Brasileiro de Música e na Escola Nacional de Música da UFRJ, David ministra cursos, oficinas e palestras no Brasil e em países da América Latina e da África. Desde 2017, ele também é professor no curso de Cinema da FACHA, lecionando sobre trilhas sonoras, som como instrumento narrativo e produção musical.

Quer saber um pouco mais sobre o trabalho do David? Confira a seguir o que ele contou ao nosso repórter Marcos Oliveira.

Gostou da entrevista? Siga o David Tygel nas redes sociais!

Instagram: @davidtygel

Pesquisa e perguntas: Lucas Furtado Isaias