Com SuperCopa e Série A3 como novidades, saiba como será o calendário do futebol feminino em 2022  

Foto de capa: Lucas Figueiredo/CBF

Por Lucas Furtado Isaias 

O ano de 2022 será de mais avanços no desenvolvimento do futebol feminino brasileiro. A temporada terá dois novos torneios incrementando o calendário: a SuperCopa do Brasil, que abrirá a temporada, e a Série A3, que será uma nova divisão com 32 times. Enquanto isso, a A2 sofrerá mudanças, passando a ter apenas 16 times (até 2021, eram 36), mesmo número de times da divisão principal (A1). A Seleção Brasileira também terá eventos importantes, como a Copa América, torneio que dará vaga para a Copa do Mundo em 2023.  

O calendário começa com novidade: a SuperCopa do Brasil, que será realizada entre os dias 6 e 13 de fevereiro e contará com a presença de Corinthians, Palmeiras, Internacional, Grêmio, Flamengo, Cruzeiro, Real Brasília e Esmac em um torneio eliminatório. Até o fechamento do texto (11 de dezembro de 2021) ainda não foi definida a data do sorteio das quartas de final, primeira fase da competição. 

Logo após a Data FIFA de fevereiro e do carnaval, começa o Campeonato Brasileiro Feminino Série A1, que terá 16 clubes seguindo o atual formato: pontos corridos mesclado com fases eliminatórias. A competição começa em 6 de março e estende-se até 19 de junho, sendo interrompida para as partidas FIFA em junho e, logo em seguida, para a Copa América. A segunda parte do torneio começa em 6 de agosto e vai até 25 de setembro. Com o fim do Avaí Kindermann, ainda não foi decidido como ficará o futuro de seu lugar no campeonato. Atlético-MG, RB Bragantino, Esmac e Cresspom são os times que subiram da segunda divisão e que farão parte do torneio.  

A Série A2 do Brasileirão começa em 21 de maio e vai até 17 de setembro e contará, a partir deste ano, com 16 times. O regulamento prevê que os times que ficaram da quinta à 16ª posição na edição 2021 estão assegurados na competição, além dos quatro clubes egressos da A1, no caso, Botafogo, Minas Brasília, Napoli-SC e Bahia.   

No mesmo dia, começa a outra grande novidade do ano, que é a Série A3, contando com 32 times. Farão parte do torneio as campeãs ou as mais bem colocadas nos Estaduais que não estejam nas divisões superiores, os quatro clubes melhores posicionados no Ranking Nacional de Clubes 2022 (Masculino) que estejam fora da A1 e A2, além do clube mais bem classificado no Ranking Nacional de Federações de Futebol Feminino 2022 que esteja na mesma situação. A competição se estenderá até 27 de agosto. A partir de 2023, o torneio terá os quatro rebaixados da Série A2 do ano anterior.  

A Libertadores Feminina, que tem a participação de três equipes brasileiras e teve o Corinthians como campeão da última edição, está prevista para ocorrer entre os dias 13 e 28 de outubro. Os campeonatos estaduais vão ocorrer entre 7 de setembro e 11 de dezembro.  

A Seleção Brasileira terá a chance de conquistar sua vaga para a Copa do Mudo de 2023 na Colômbia, onde será realizada a Copa América entre os dias 8 e 30 de julho, sendo o principal torneio da temporada. As Datas FIFA, nas quais ocorrem partidas amistosas, serão de 14 a 23 de fevereiro, quando o Brasil participará do Torneio Internacional da França, de 4 a 12 de abril, de 20 a 28 de junho, de 29 de agosto a 6 de setembro, de 3 a 11 de outubro e 7 a 15 de novembro.  

O futebol de base também já tem suas datas com o Campeonato Brasileiro Feminino Sub-20 ocorrendo entre os dias 3 de maio e 2 de julho, tendo 24 clubes competindo. O Brasileiro Feminino Sub-17, que terá 12 times, ocorrerá de 13 a 30 de abril. As Ligas de Desenvolvimento Sub-16 e Sub-14 terão 16 equipes e vão acontecer de 3 a 11 de dezembro.  

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s